ENTRETENIMENTO

Funesc exibe vídeos do ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’ a partir desta quarta

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passa a exibir, a partir desta quarta-feira (6), às 17h, a primeira parte da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar.

Os vídeos do Meu Espaço são exibidos por meio do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais, com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h.  São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.

A semana inicial do Meu Espaço traz, logo na quarta-feira (6), um minicurso de escrita criativa de Bruno Ribeiro. Em seguida, será exibido o curta ‘Isolamento rural’, dirigido por Leonardo Gonçalves. Em seguida, entra em cena o monólogo Suçuarana, com Thardelly Lima. Finalizando o primeiro dia de exibições, a poesia falada ocupa o palco virtual e traz ‘Transicionando’, com Bixarte.

Na sexta-feira (8), a programação exibe ‘Retrato feminino ilustrado: da Aquarela para a Pintura Digital’, pela artista visual Thaynha. A cultura popular entra em cartaz com Minervina Ferreira e ‘Desafios da Atualidade’. O artista circense Allan Barros assume o palco virtual com ‘TrupeÇando na Casa de Mainha’. Também será exibido o vídeo ‘Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes’, com Marcelo Soares. A música fica por conta de Lucas Truta com o vídeo ‘Truta em Isolamento – Ansiaudades’.

No domingo (10), a programação é mais voltada para crianças. Haverá exibição da videoaula de Breaking Kids com Rodrigo Aranha. Serão dois vídeos de contação de histórias: ‘Contações Encantadas’, com Joelson Pereira e ‘A Onça e o Bode Cantada Por Cantos da Carochinha’, com Arly Arnaud. Na sequência, dois curtas para despertar o interesse do público infantil: ‘Yá, me conte histórias’, dirigido por Carine Fiuza, além de ‘E Agora, Aninha?’, de Bruna Campos. Para fechar, ‘A Arte de Viver Do Circo’, com Luana Iranzi.

No total, foram selecionadas mais de 100 de propostas artísticas nas áreas de contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, HQ, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema. Os projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada. As informações sobre o restante do cronograma de apresentações serão divulgadas semanalmente.

Sinopses 
ESCRITA CRIATIVA: PRIMEIROS PASSOS (OU TROPEÇOS)
BRUNO RIBEIRO – literatura – Campina Grande
Sinopse: minicurso direcionado para qualquer pessoa que deseja escrever, seja profissionalmente ou não, editar, melhorar seu texto literário e sua criatividade. Vídeo de formação com pouco mais de 44 minutos apresentando ferramentas e imaginários novos para que os alunos possam somá-los a suas experiências e histórias.
Redes sociais:
Facebook: Bruno Ribeiro
Instagram: @brunoribeiros66
Twitter: @brunorrsantos

Isolamento rural [Dir. Leonardo Gonçalves, Documentário, Cor, 10’, Alagoa Grande, PB, 2020]
Isolamento Rural trata da experiência do isolamento social na zona rural, atendo-se na observação do cotidiano de uma família de agricultores que vive no Assentamento Maria da Penha II, localizado na cidade de Alagoa Grande – PB. Assim, acompanhamos Maria Irece (63 anos) e seu marido Cristóvão (68 anos) que compartilham como suas vidas foram
afetadas por causa do coronavírus.
Redes sociais:
Facebook: Leonardo Gonçalves
Instagram: @leonardodesenha

SUÇUARANA 
THARDELLY LIMA – teatro – João Pessoa
Sinopse: Apresentação do monólogo Suçuarana em casa com o ator paraibano Thardelly Lima. O espetáculo é uma junção de narrativas tradicionais de caçadores, tomando como inspiração as relações de homens e feras. E todos os significados políticos, sociais, culturais históricos que permeiam essas relações. Livremente inspirado no folheto “Histórias de Cazuza sátiro, matador de onça” do cordelista João Melquíades de Ataíde. Ficha técnica – Ator: Thardelly Lima/ Sonoplastia: Helena Longo
Redes sociais:
Instagram: @Thardellylima

TRANSICIONANDO COM BIXARTE 
BIXARTE – Poesia Falada – João Pessoa
Sinopse: Transicionando é um quadro onde a artista Bixarte conta sobre seu processo de transição enquanto mulher trans, e de como isso afeta nas suas criações como poeta. O quadro se propõe a trazer reflexões acerca de problemáticas que envolvem a periferia, o racismo e a intolerância religiosa de uma forma didática e com muita poesia. A poetisa traz em inédito algumas poesias que nunca foram divulgadas e outras que a classificou como semi-finalista no Slam Brasil.
Redes sociais:
Facebook: Bixarte Mc
Instagram: bi_xarte
Twitter: bixarte
YouTube: Bixarte Mc

RETRATO FEMININO ILUSTRADO: DA AQUARELA PARA A PINTURA DIGITAL
THAYNHA – artes visuais – João Pessoa
Sinopse: Videoaula sobre o processo criativo e as técnicas de aquarela e pintura digital. Composição de um retrato em aquarela voltado a representações da mulher e posteriormente a etapa de pintura digital. A proposta se dirige a ilustradores, designers e amantes da arte em geral que procuram desenvolver trabalhos combinando técnicas mistas (analógica e digital). Ficha Técnica – Direção: Thaynha / Direção de fotografia: Thaynha/ Direção de arte: Thaynha/ Captação de áudio e assistência de fotografia: Juca Gonzaga/ Edição de vídeo: Vanessa Pessoa/ Maquiagem e cabelo: Thalian Luiza
Redes sociais:
Instagram: @thaynha

DESAFIOS NA ATUALIDADE
MINERVINA FERREIRA – Culturas Populares – Cuité
Sinopse: No vídeo, a repentista aborda temas da atualidade nas diversas modalidades da cantoria: Como enfrentar o Coronavírus (Sextilhas); Tudo passa nessa vida (Setessílabas); O acúmulo de tantos desafios (Decassílabas); Nós estamos precisando de muita reflexão (Setessílabas); A janela da paz vamos abrir (Decassílabas); Sonhar é preciso (Poesia); Não transforme em violência o sinal verde da vida (Setessílabas); Os bons momentos da vida (Sextilhas); Cinco e meio.
Redes sociais:
Facebook: Minervina Ferreira
Instagram: @minervinaf

TRUPEÇANDO NA CASA DE MAINHA
ALLAN BARROS – Circo – Sumé
Sinopse: União dos espetáculos “Perfeitamente ImperfeitoS” e “TrupeÇando – A Trupe de um Homem Só” por meio de números que possam adequados ao espaço atual: uma casa. A pesquisa da Cia é a rua e os dois espetáculos foram concebidos para tal espaço. São números circenses, desenvolvidos por uma palhaça e um palhaço para todo tipo de público. Sendo assim, os artistas mostram como enfrentam o desafio de adequação e reinvenção ao momento no qual o mundo se encontra.
Redes sociais:
Facebook: TrupeÇando
Instagram: @ciatrupecando

QUADRINHOS E LITERATURA: DIÁLOGOS CONSTANTES 
MARCELO SOARES – Quadrinhos – João Pessoa
Sinopse: Análise da relação das histórias em quadrinhos com a literatura focando nas adaptações literárias, mostrando um breve histórico dessa arte, das publicações de adaptações, seu caráter pedagógico e as discussões envolvendo essa relação. Ficha Técnica -Gravação do vídeo, edição de imagens: Marcelo Soares/ Soudntrack by: Kevin MacLeod and Jason Farnham
Redes sociais:
Facebook: Marcelo Soares
Instagram: @maisummarcelo
Twitter: @maisummarcelo

TRUTA EM ISOLAMENTO – ANSIAUDADES
TRUTA – Música – Campina Grande
Sinopse: A ameaça provocada pela pandemia pelo Covid-19, fez com que Truta deixasse sua carreira em São Paulo para regressar à Paraíba, onde reencontra a família. Em sua terra natal, se depara com memórias e incertezas de um mundo ameaçado à ausência de encontros. Para os que ficaram para trás, preparou uma sequência de vídeos nos quais coloca tudo que não pode deixar de ser dito antes do “mundo acabar”. Ficha técnica – Ficha técnica: Direção / Performance / Design / Fotografia / Operação de Câmera / Arte / Produção Musical / Edição de Vídeo: Truta
Redes sociais:
Facebook: Lucas Truta
Instagram: @truta_lucas
Youtube: Truta

VIDEO AULA DE BREAKING KIDS  
RODRIGO ARANHA – Dança – João Pessoa
Sinopse: Aula de iniciação à dança Breaking, direcionada a crianças, explorando fundamentos básicos do Breaking de forma lúdica, utilizando materiais acessíveis do nosso dia a dia. A dança breaking faz parte da cultura Hip Hop, que é composta por quatro elementos: Mc, Grafitti, Dj e Breaking. Ficha Técnica – Roteiro, filmagem, edição, coreografias: Rodrigo Aranha / Músicas: Breaking Beats instrumentais: Rodrigo Aranha
Redes sociais:
Facebook: Rodrigo Santos
Instagram: @Prof_bboyaranha
Youtube: Bboy Aranha

CONTAÇÕES ENCANTADAS
JOELSON PEREIRA (TOPETE) – Contação de História – Pedras de Fogo
Sinopse: O vídeo começa com a história “O Pai do Mangue”, que traz a reflexão sobre a importância da preservação dos manguezais. A segunda é a história da “Árvore Generosa” (Shel Silverstein), que aborda valores como generosidade e amizade. A terceira, “O Bicho Mais Feroz do Mundo”, passa a ideia de um conflito épico entre o bicho leão e o bicho homem, que entram em um duelo mortal para saber quem será o rei de todos os animais.
Redes sociais:
Fecebook: Joelson Pereira Topete
Instagram: @joelsontopete

A ONÇA E O BODE CANTADA POR CANTOS DA CAROCHINHA 
ARLY ARNAUD – Contação de História – Campina Grande
Sinopse: Formado pela atriz Arly Arnaud e a cantora Lara Sales, o projeto resgata as histórias e cantigas clássicas do imaginário popular.  A história contada neste vídeo tem como personagens a onça e o bode. Eles acabam construindo uma mesma casa, sem se dar conta. Quando percebem que têm direitos iguais sobre o “imóvel”, resolvem muito a contragosto, morar juntos. A partir daí começam os conflitos, pois os dois têm personalidades e características distintas.
Redes sociais:
Instagram: @cantosdacarochinha
Youtube: Cantos da Carochinha

Yá, me conte histórias [Dir. Carine Fiuza, Ficção, cor, 7’52”, João Pessoa, PB, 2020]
Sinopse: Há dias trancada em casa, Elisa começa a sofrer os efeitos da quarentena imposta pela pandemia do Coronavírus. A hora de dormir já não é um bom momento desde que parou de sonhar. Mas uma história contada por sua mãe a fará atravessar o oceano Atlântico, rumo a África, sem sair de casa. No sonho ela passa a identificar valores e elementos da cultura Yorubá no seu lar.
Redes sociais:
Facebook: Carine Fiuza
Instagram: @carine_fiuza

E agora, Aninha? [Dir. Bruna Campos, Ficção/Animação, cor, 6’23’’, Cabedelo, PB, 2020]
Sinopse: Pega de surpresa por uma quarentena, Aninha procura alguma forma de fugir do tédio. Ao descobrir as estantes de livros do vovô, ela faz uma viagem atrás da outra… Dentro de casa.
Redes sociais:
Facebook: Bruna Velden
Instagram: @brunavelden

A ARTE DE VIVER DO CIRCO 
LUANA IRANZI, FAMÍLIA LOS IRANZI – Circo – Conde
Sinopse: Neste vídeo a família Los Iranzi traz o universo do circo de forma lúdica. Com música e alegria na abertura, os integrantes da família são apresentados. Em seguida realizam números de malabares com clavas, bolas, fitas, bandeiras, débil e diabolô. A família faz uma esquete tradicional de palhaçaria. Depois disso vem um momento musical apresentando um personagem da cultura popular –  o Jaraguá. O vídeo finaliza com depoimentos de vida sobre os 23 anos da CIA.  Ficha técnica – Direção de Imagem, câmera e edição: Luana Iranzi /Trilha sonora abertura: Hoje Tem Espetaculo – JR Iranzi; Los Iranzi estão de chegada – JR Iranzi; Vida Cigana – Mestre Babi Guedes; as outras canções utilizadas no vídeo são de domínio publico.
Redes sociais:
Instagram @losiranzi

Meu Espaço –  Compartilhando Cultura
Programação Virtual – Semana 1

06/05 – QUARTA
17h – Escrita Criativa: Primeiros Passos (ou Tropeços), com Bruno Ribeiro (Literatura)
17h50 – Documentário Isolamento Rural, de Leonardo Gonçalves (Cinema)
18h05 – Suçuarana, com Thardelly Lima (Teatro)
18h35 – Transicionando com Bixarte (Poesia Falada)

08/05 – SEXTA
17h – Retrato Feminino Ilustrado: da Aquarela para a Pintura Digital com Thaynha (Artes Visuais)
17h25 – Desafios na Atualidade, com a Repentista Minervina Ferreira (Culturas Populares)
17h50 – TrupeÇando na casa de Mainha, com Cia. TrupeÇando (Circo)
18h15 – Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes, com Marcelo Soares (HQ)
18h30 – Truta em Isolamento – Ansiaudades, com Lucas Truta (Música)

09/05 – DOMINGO
17h – Video Aula de Breaking Kids, com Rodrigo Aranha (Dança)
17h30 – Contações Encantadas, com Joelson Topete (Contação de História)
18h05 – A onça e o Bode Cantada por Cantos da Carochinha, com Arly Arnaud (Contação de História)
18h30 – Curta Yá, me conte histórias, de Carine Fiuza (Cinema)
18h40- Curta E Agora, Aninha?, de Bruna Campos (Cinema)
18h50 – A Arte de Viver do Circo, com Luana Iranzi e família Iranzi

Secom-PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo