Frei Anastácio faz homenagem a Jornalistas, no plenário da Câmara Federal

O deputado federal Frei Anastácio (PT) registrou, hoje (9), no plenário da Câmara, a passagem do Dia do Jornalista comemorado ontem (8). “Esse profissional é de grande importância para a manutenção da democracia do Brasil, divulgando, denunciando, informando e fazendo a população refletir e pensar sobre os mais diversos assuntos do dia a dia. Sem a presença do jornalista militante, o nosso país seria uma nação obscura” deputado.

O parlamentar parabenizou os jornalistas de todo o Brasil e, especialmente, os profissionais paraibanos, sobretudo, aqueles que nunca se renderam ao capital nem às pressões. ”Sabemos que está se tornando cada vez mais difícil o exercício dessa profissão, diante da força do capitalismo e das pressões políticas, principalmente diante do governo que se instalou no Brasil. Mesmo assim, os jornalistas ainda conseguem fazer o povo pensar e refletir. Isso, através de grandes veículos e através da mídia alternativa”, disse o deputado.

Frei Anastácio lembrou que o Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como uma homenagem a João Batista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

João Batista Badaró era médico e jornalista. Ele foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa. O movimento popular gerado por causa do seu assassinato levou Dom Pedro I a abdicar do trono em  7 de abril de 1831, deixando o lugar para seu filho Dom Pedro II, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.  Foi também no dia 7 de Abril de 1908, que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Importância do Jornalista

Ao longo dos anos, a figura do jornalista profissional sempre foi vista como aquele que informa, forma opinião e pode mudar situações através do poder da informação precisa, vista em todos os ângulos, com imparcialidade. “No mundo atual, estamos ligados 24 horas nas informações. Sejam elas por redes sociais e outras formas de informativos na Internet, pela televisão, ou até mesmo pelo antigo jornal impresso. Estar informado e se comunicar no mundo moderno são uma necessidade da população. E logo aparece a importância do Jornalista na sociedade”, destaca.

O deputado lembra que em um mundo onde acontecem várias coisas ao mesmo tempo, cabe ao Jornalista saber o que está acontecendo, apurar os fatos, escrever a matéria e publicar. Esse profissional é de extrema importância, pois é ele que todo dia está nos alertando do que está acontecendo ou até mesmo o que irá acontecer.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo