GERAL

Frei Anastácio convoca trabalhadores para greve geral do dia 14, durante Festa Estadual das Sementes da Paixão

greve geral do dia 14O deputado federal ( PT/PB) participou do encerramento da Oitava Festa das Sementes da Paixão, hoje ( 7 ), em Soledade, e enalteceu a organização do evento que tem como uma das principais missões lutar contra os transgênicos e os agrotóxicos .

O parlamentar convocou todos os presentes para irem às ruas, no dia 14, na greve geral contra o governo Bolsonaro. “É somente através da resistência e da mobilização nas ruas que poderemos mudar esse cenário devastador que foi instalado no Brasil, com o governo Bolsonaro. Nao há outra forma. Não esperem que o Congresso Nacional mude alguma coisa, que isso não vai acontecer” , afirmou.

“Só no governo Bolsonaro, já foram liberados cerca de 300 novos agrotóxicos no Brasil. Isso é muito grave.”, disse o deputado.

O parlamentar relatou que o país vive um momento muito preocupante. O povo elegeu um presidente que tem um projeto de destruição de tudo que a população e a classe trabalhdora conquistou através da resistência. ” Na agricultura, por exemplo, o Brasil tem uma ministra que foi à Câmara Federal e disse com toda convicção que veneno é a saúde das plantas. Além disso, tramitam no Congresso, vários projetos em favor dos transgênicos. Por isso, eu enalteço a Festa das Sementes da Paixão. Um evento que tem uma representatividade extremamente importante para o Brasil”, destacou.

IMG_20190607_115422_145

O tema da festa foi “Comunidades guardiãs: protegendo a biodiversidade e garantindo alimentação saudável”. O evento, que comecou quarta-feira, no Clube Recreativo de Soledade, no centro da cidade, foi concluído com uma caminhada pelas ruas da cidade e um ato público, com participação de várias autoridades politicas. Entre elas, o deputado estadual Jeová Campos, o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto, além de representações de entidades e sindicatos de todo o Estado, a exemplo do MST e CPT.

FB_IMG_1559918985871

A festa acontece a cada dois anos. A iniciativa é da Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba, uma rede de organizações não governamentais, sindicatos e associações de promoção da agricultura familiar agroecológica. A ASA Paraíba integra a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil que está organizada também nos outros nove estados do Semiárido: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Além de  palestras, o evento promove uma feira de saberes e sabores, com produtos e experiências da agricultura familiar.
Um dos principais objetivos desse evento é fortalecer o intercâmbio de experiências entre as famílias na gestão e conservação de sementes. A festa também tem a missão de refletir sobre o avanço dos transgênicos no estado da Paraíba, suas ameaças para a conservação das sementes crioulas, bem como definir estratégias de enfrentamento. Outro objetivo é construir propostas para subsidiar a formulação de políticas públicas de sementes no Estado da Paraíba.

O que são sementes da Paixão

Esse é o termo pelo qual ficaram conhecidas na Paraíba as sementes nativas, ou crioulas, adaptadas às condições climáticas e ambientais locais.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo