GERAL

França libera 200 mil euros para acolhimento de venezuelanos em Manaus

acolhimento de venezuelanos em ManausDestino de mais de 165 dos 820 venezuelanos que deixaram Boa Vista (RR) pelo programa de interiorização entre abril e julho deste ano, Manaus recebe esta semana uma ajuda financeira para o atendimento a estes migrantes. O governo francês vai liberar € 200 mil, equivalente a R$ 1 milhão, a partir de sexta-feira (14).

O dinheiro é destinado à Cáritas Arquiediocesana que tem prestado assistência humanitária aos venezuelanos instalados na capital do Amazonas. Vice-presidente da instituição, o padre Orlando Gonçalves Barbosa alertou que as quatro casas de acolhimento na cidade que ficam sob o cuidado da Cáritas e da Pastoral do Migrante estão superlotadas. Segundo ele, dezenas de pessoas procuram ajuda diariamente pelo programa de interiorização ou diretamente e, em alguns dias, o número de atendimentos superou o de 80 pessoas em um dia.

A ajuda financeira vem do Centro de Crise e de Apoio do Ministério da Europa e das Relações Exteriores da França e a expectativa é poder reforçar o trabalho de acolhimento e integração de 65 famílias de imigrantes em Manaus. A previsão é de que o montante seja suficiente para complementar despesas com moradia, documentação, cursos de português e formação profissionalizante por dez meses.

“Por meio da iniciativa, o governo francês expressa sua solidariedade ao Brasil, na gestão da crise migratória venezuelana, e saúda os expressivos esforços empreendidos pelas autoridades brasileiras no acolhimento de migrantes vindos da Venezuela, honrando a tradição de hospitalidade da República Federativa do Brasil”, destacou em nota a assessoria diplomática da França.

Agencia Brasil

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo