Fórum Nacional de Forrozeiros entrega carta ao Ministro da Cultura
Na última sexta-feira (13), no evento Cultura Gera Futuro, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), na Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizado em João Pessoa – PB, o Fórum Nacional de Forrozeiros entregou uma carta com três proposta de valorização do Forró, enquanto fortalecimento da cultura nacional.
Na ocasião, o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu das mão de Joana Alves, produtora cultural e presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, além de 15 forrozeiros presentes, uma carta que solicita um edital direcionado para o forró tradicional, que contemple intercâmbio de espetáculos e vivências entre artistas e público.
Outra pauta de solicitação foi a criação, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), de editais direcionados a escolas públicas ações educativas com os mestres de cultura forrozeira, consideradas assim atividade complementar de conteúdo. Por fim, tratou-se do fomento das festividades juninas apenas para as programações que contemplem o conjunto tradicional da cultura nordestina, aquelas que incluam produtos e símbolos típicos de identidade local.
Após a entrega da carta, o Ministro disse que marcará uma reunião em Brasília para receber os integrantes do movimento antes da realização do Fórum nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, agendadas para o mês de junho e julho, respectivamente.