GERAL

Fórum inaugura campanha nacional de valorização do Forró

valorização do ForróO Fórum do Forró de Raiz, entidade informal constituída por artistas, produtores e pesquisadores desse gênero, em reunião, no último dia 04 de julho, no Espaço Cultural, que contou com a presença de mais 80 pessoas dentre artistas, produtores, pesquisadores e autoridades, deliberou pelo lançamento de uma campanha nacional de valorização desse gênero musical.

Compuseram a mesa de abertura os artistas Flávio José, e Ton Oliveira, o secretário estadual de cultura, Lau Siqueira, Márcia Albuquerque (Iphaep), os deputados estaduais Anísio Maia e Estelisabel Bezerra, os vereadores Marcos Henriques e Sandra Marrocos, o jornalista Fernando Moura (Museu de Arte Popular da Paraíba/UEPB), o representante do Nuplar/PRAC/UFPB, Henrique Sampaio e a Coordenadora do Fórum de Forró de Raiz, Joana Alves. Foram registradas as presenças do ativista cultural e ex-diretor de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro, do produtor do Troféu Gonzagão – Ajalmar Maia, da Diretora de Cultura Popular da FUNJOPE – Francisca Liduína e da representante da iniciativa Forró e Tango na Paraíba, Evangelina Etchebest.

Dentre os participantes, estiveram presentes prestigiando o Fórum os artistas Beto Brito, Adeildo Vieira, Júnior Limeira, Maestro Chiquito, Damião (Forró Caçuá), Haruê Tanaka (Flor Mimosa), Jáder (os Fulanos), Inácio (Regionais do Forró), Tiziu e Mola (Três do Norte), entre outros importantes artistas.

Nas diversas falas, além de ressaltar a importância do Forró como um das mais representativas formas de expressão da identidade nordestina, os participantes trataram das principais dificuldades enfrentadas para a manutenção desse gênero nos meios de comunicação, especialmente nas rádios, e dos obstáculos enfrentados pelos forrozeiros para dar continuidade ás suas carreiras. Expressaram preocupação com a perda de espaço do forró nas festas de São João para gêneros musicais da moda e a contínua dificuldade de inserção nas programações dessas festas.

Para enfrentamento dessas dificuldades, os presentes formularam um conjunto de propostas para a valorização do forró, a serem trabalhadas pelo Fórum. Uma delas é a constituição de um movimento pela defesa e valorização do forró com vistas ao registro como patrimônio imaterial brasileiro. Outra ação, que a essa se acosta, diz respeito a um encontro nacional a ser realizado no final deste ano, em João Pessoa, para debater sobre o forró, seus ritmos, a dança, os lugares e as referências culturais com fins de promoção e divulgação. Ao final do evento, foi constituída uma comissão para dar andamento às deliberações do encontro.

DIÁRIOPB com Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo