Fórum em defesa do Forró realiza Encontro Nacional de Forrozeiros nesta segunda-feira

Segundo a Enciclopedia da Música Brasileira, o forró tem raízes africanas porém, é no nordeste do país, que se solidificou o gênero musical. Expressão bastante difundida por Luiz Gonzaga, é tradicionalmente tocado em trio – por um zabumbeiro, um sanfoneiro e um tocador de triângulo – com sonoridades voltada ao xote, xaxado e baião enquanto ritmo e poesia.

encontro de forrozeiros 2
Foto: Divulgação

Ao trabalhar a salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial, o II Fórum Nacional do Forró Raiz realiza, nesta segunda-feira (20), às 9h, a abertura do Encontro Nacional de Forrozeiros. O evento ocorrerá na sala de Concertos José Siqueira e para realizar inscrições o público deverá acessar o site http://encontronacionaldeforrozeiros.com/inscricoes/ e cadastrar as informações até o dia do evento.

Artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros expoentes nacionais deste rítmo popular e tradicional brasileiro já confirmaram a participação no evento, que realizará “shows-manifestos” com mais de 40 performances de forró no palco da Praça do Povo no Espaço Cultural da Paraíba,

Logo na abertura, haverá uma Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), além de autoridades confirmadas como o Governador do Paraíba Ricardo Coutinho, a Presidente do Iphan, Cátia Bógea, a presidente da Associação Balaio do Nordeste, Joana Alves, e o cantor Santanna.os Já às 20h, haverá apresentação da Orquestra Sanfônica da Paraíba com artistas convidados.

Na terça-feira, a partir das 9h, no auditório 1, será realizado a mesa de abertura do fórum com rodas de diálogo entre gestores culturais, pesquisadores e produtores a fim de se discutir o registro do Forró enquanto patrimônio imaterial. Haverá durante todo o dia palestras e mesas. A noite, vai ocorrer um show-manifesto com cerca de 15 forrozeiros entre eles – Sivuquinha, Bibliu de Campina, Pinto do Acordeon e Antônio Barros e Céceu

No último dia de evento, o público vai encontrar pela manhã duas mesas redondas voltadas ao caráter pedagógico do Forró nas escolas, mediada por Laurita Dias. A tarde, acontecerá a plenária final a fim de gerar uma carta aberta com contribuições de todos os forrozeiros presentes. Logo após as deliberações, um show-manifesto com Beto Brito, Dejinha de Monteiro e Claudinho, Jaiminho de Exu (PE), Ademário Coelho (BA), Alcimar Monteiro (PE) e outros 10 forrozeiros.

Para Joana Alves, principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, esta é a demanda primordial do movimento, criado em 2011 com o objetivo de transformar o rítmo do forró tradicional em Patrimônio Imaterial do Brasil. “Esse evento é o resultado de uma articulação entre profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da música. São pesquisadores e agentes culturais que pedem o registro do forró enquanto patrimônio

imaterial. Neste segundo encontro do Fórum Nacional, que acontece dentro do Encontro Nacional de Forrozeiros, objetiva-se elaborar uma Carta de Diretrizes voltada, não apenas para o planejamento da instrução técnica de registro que a ser enviada e ao IPHAN, bem como endereçada às autoridades dos entes públicos nas três esferas de governo e à sociedade em geral.

Para ter acesso a outras informações e se inscrever é possível acessar o site encontronacionaldeforrozeiros.com e encontrar a programação completa.

Clique aqui para baixar toda a programação

Por: Gregório Medeiros gregorio.neto.medeiros@gmail.com

988363636 e 998411970

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo