Flu fecha com Dry World, e rescisão com Adidas adia anúncio de troca

camisa do fluA cota anual três vezes maior compensa o risco de trocar uma marca estabelecida por uma novata no mercado de fornecedores de material esportivo. Foi este raciocínio que balizou a decisão do Fluminense em aceitar a proposta da Dry World, empresa canadense que ingressará no mercado brasileiro a partir de 2016. A rescisão com a Adidas, em negociação de multa e prazo de pagamento, porém, adia o anúncio da novidade. A tendência é de que fique apenas para janeiro.

Foi no final de novembro que representantes da Dry World procuraram o Flu. Porém, apenas no começo de dezembro que oficializam a oferta: R$ 13,5 milhões por ano por um contrato de cinco temporadas. O acordo com a Adidas, iniciado em 1996, paga R$ 4,5 milhões a cada 12 meses. Em compensação, a empresa alemã dispende mais valores do que o oferecido pela canadense em royalties por vendas e premiações por desempenho esportivo.

O debate interno, promovido pelo presidente Peter Siemsen, chegou à conclusão de que é mais importante aumentar a receita em um ano de dificuldades financeiras na economia nacional. Por isso, o clube passou a negociar a rescisão com a Adidas. Inicialmente, a empresa pediu R$ 5 milhões. O Flu acenou com R$ 3 milhões. O que deve ser aceito. As partes estão na fase de troca de documentos para oficializar a mudança. Neste caso, o valor será dividido com o novo fornecedor.

A Dry World terá de enfrentar o desafio de estabelecer a marca em um novo país. Especialmente na questão de logística e, para isso, estuda comprar uma fábrica no Brasil – a empresa fechou com o Atlético-MG e negocia com o Botafogo. Isto foi argumento de alguns críticos da mudança. Normalmente, novas empresas têm dificuldade de abastecer lojas. Em média, por ano, o Flu vende 300 mil unidades de camisas.

GE

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Redação DiárioPB

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