Flamengo devolve 3X0, bete Coritiba nos pênaltis e vai às quartas

Eduardo da SilvaO que parecia impossível, o Flamengo e sua torcida fizeram virar realidade no Maracanã. Com dois pênaltis convertidos por Alecsandro e um gol de Eduardo da Silva, o clube devolveu o placar de 3 a 0 aplicado pelo Coritiba no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Couto Pereira, e levou a decisão da vaga para a disputa de pênaltis. Um verdadeiro teste para cardíacos. Vanderlei pegou três cobranças. Paulo Victor, duas. Mas os paranaenses mandaram duas bolas na trave, e coube ao argentino Canteros a cobrança que colocou o clube da Gávea nas quartas de final para enfrentar o América-RN.

O Coritiba, que passa a se dedicar exclusivamente a deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, deixou o estádio reclamando da arbitragem. As polêmicas foram o segundo pênalti – inexistente, segundo o comentarista de arbitragem da TV Globo Renato Marsiglia – e o lance que originou o terceiro gol rubro-negro, com uma falta do zagueiro Chicão no meio Alex.

Flamengo e Coritiba entraram em campo sem esconder a prioridade à competição por pontos corridos. Os dois times já estiveram na lanterna do Brasileirão e, embora os rubro-negros hoje já estejam em situação menos desconfortável na tabela, ambos pouparam atletas na partida desta quarta-feira, pela Copa do Brasil, de olho nos pontos do fim de semana. Os paranaenses foram ao gramado sem sua principal estrela, Alex, e sem Robinho, enquanto os cariocas entraram sem Léo Moura, Marcelo, Wallace e Éverton. Os dois últimos não precisariam ser poupados, já que terão de cumprir suspensão contra o Grêmio, no sábado. Mas o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por observar possíveis substitutos. Durante a partida, contudo, Léo Moura, Éverton, Alex e Robinho acabaram sendo utilizados.

O Flamengo partiu para cima logo nos primeiros minutos, tentando pressionar o Coritiba, ciente de que teria de reverter o 3 a 0 sofrido no Couto Pereira. Conseguiu uma chance logo no primeiro minuto, mas logo ficou evidente que a criatividade não é o forte do time, que insistia em tentativas de cruzamento pela esquerda já bem vigiadas pelos defensores. Já o Coritiba se fechava e aguardava boas chances para contra-atacar.

Vanderlei Luxemburgo viu parte do seu plano de poupar para o Brasileiro ir pelo ralo. O veterano Leonardo Moura teve de entrar logo nos primeiros minutos, já que Luiz Antonio lesionou o ombro. Depois, foi Paulinho a deixar o campo com muita dor para a entrada de Éverton.  A sorte virou nos acréscimos. Zé Love e João Paulo se chocaram na área e a arbitragem apontou para a marca do pênalti quando o empate sem gols parecia sacramentado no primeiro tempo. Alecsandro bateu e garantiu uma sobrevida para o otimismo da torcida, que apoiava sem parar.

O técnico carioca queimou sua terceira alteração no intervalo, com Eduardo da Silva substituindo Gabriel. A alteração surtiu efeito rápido e antes dos cinco minutos o reserva recebeu de Léo Moura livre na marca do pênalti, mas se enrolou e desperdiçou a chance do segundo gol. Mas o que parecia distante, se aproximou. Outro pênalti – este polêmico – marcado por Wagner Reway (MT) foi convertido por Alecsandro e o Flamengo ficou a um gol de igualar o revés sofrido na partida de ida. No lance, João Paulo cruzou, Norberto interceptou com os braços para trás, e o juiz apitou. O comentarista de arbitragem da TV Globo Renato Marsiglia afirmou que não houve a infração. Do outro lado, Marquinhos Santos notou que não era mais hora de poupar e mandou Alex e Robinho ao campo.

A partir daí as chances ficaram escassas. O Coritiba fechado continuava a buscar contra-ataques e o Flamengo seguia com dificuldades para criar. Até que uma arrancada fulminante de Éverton pela esquerda terminou na pequena área, nos pés de Eduardo da Silva: 3 a 0, resultado que levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Os paranaenses acordaram e, enquanto os rubro-negros ainda viviam a euforia por atingir o placar que parecia quase impossível, Zé Love quase acabou com a festa. Paulo Victor não deixou.

Com o apito final, veio a decisão nos pênaltis. Alviverdes abraçados em pé, rubro-negros de joelho, e logo na primeira cobrança Zé Love carimbou o travessão. Alecsandro, que já havia marcado dois gols em cobranças durante os 90 minutos, desta vez parou em Vanderlei. Mas o goleiro carioca também apareceu bem e, na sequência, pegou a batida de Hélder. Chicão e Robinho não deram chances e marcaram, mas Vanderlei conseguiu outra defesa no peteleco de João Paulo. Em seguida, Leandro Almeida fez o seu, Eduardo da Silva também, e a decisão ficou para os pés dos quintos batedores de cada equipe. Dudu parou novamente em Paulo Victor e coube ao veterano Léo Moura a cobrança que poderia colocar o Flamengo nas quartas de final. Não deu. Vanderlei pegou de novo. Na cobrança seguinte, Carlinhos mandou na trave. A vaga agora estava nos pés de Canteros. Vanderlei tocou, a bola ainda bateu na trave, mas entrou. Festa da torcida que, desde o primeiro minuto, acreditou.

GE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo