Fim do Fundeb será desastre total para os municípios’, diz João e defende alternativa

Fim do FundebO governador João Azevêdo (PSB), comentou em entrevista nesta segunda-feira (20) a respeito do fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), previsto para acabar em 2020. Ele alertou que o fim dos recursos seria desastroso, principalmente para os municípios e defendeu a alternativa apresentada pelos governadores do Nordeste que aumenta o repasse do governo em 2% ao ano, até chegar a 40%.
“O Fundeb é fundamental para a manutenção do ensino básico, principalmente nos municípios. Foi criado por um tempo que termina no próximo ano e geraria um impacto nos municípios que não teriam condições de manter o ensino”, disse.
João explicou que nos moldes atuais, o Governo Federal só entra com 10% do Fundeb, o restante é estado e municípios. “Para o estado o impacto é menor, daria para sobreviver, mas o prejuízo é muito grande e para os municípios seria um desastre total”, afirmou, lembrando que a proposta apresentada no Fórum de Governadores e aceita pelo Senado, foi a de um Projeto de Lei que passasse de 10 para 20% o repasse do governo federal e acrescentasse a isso 2% ao ano até chegar a 40%.
Este projeto está tramitando no Congresso e João afirmou que espera que ele seja aprovado dessa forma. “Afinal, Educação é o único caminho para desenvolver o país. 15 dias atrás entregamos diretamente ao presidente uma carta que pedimos a retomada das obras paralisadas e tratasse do débito do antigo Fundef; do final do Fundeb e corte das universidades. Não concordamos com os cortes feitos, isso gera paralisação da maioria das universidades já em setembro, é um desastre, uma perda irreparável, não se consegue resgatar isso, vai demorar muito tempo para o país entender o prejuízo”, finalizou.
por Paraíba

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo