Festival ‘Sonora – Ciclo Internacional de Compositores’ acontece nesta quinta

festival sonoraNuma proposta de valorizar a mulher compositora é que nasceu o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras, que trata-se de um projeto que busca romper, no imaginário das pessoas, o mito de que não existem compositoras ou de que é escasso o número de mulheres autoras no cenário local e mundial da boa música.

Na capital paraibana, o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras acontece no dia 15, a partir das 20h, e no 16/09, a partir das 18h, no Café Empório, localizado na Feirinha de Tambaú, um dos pontos turísticos de nossa cidade e traz em sua programação mais de 15 mulheres e artistas paraibanas para unirem-se em prol da música e poesia emanada dessas grandes compositoras.

O projeto abraça também a iniciativa do PQP – Pague Quanto Puder, afim de fomentar o cenário musical local.

A curadoria foi realizada por Joana Knobbe (produtora e curadora da edição em Natal-RN) e Priscila Santana (musicista e que também acompanhou a organização do Sonora em Salvador -BA) após inscrições online. No processo, foi pensado em envolver ao máximo a maior quantidade de compositoras inscritas, mas por questões de logística não foi possível contemplar todas.

Nessa primeira edição do Sonora – João Pessoa, acontecerão em dois dias, 13 shows totalmente autorais, de compositoras mulheres, que se apresentarão em formato solo ou acompanhadas de banda. Além disso, a programação conta ainda com uma palestra sobre ‘Direitos Autorais’, ministrada por Gabriella Grisi e Harue Tanaka; uma roda de conversa sobre a ‘Mulher na Poesia e na Música’, mediada pela escritora Letícia Palmeira; e uma roda de conversa sobre ‘Produção e Gestão de Carreira’, mediada pela produtora Anne Fernandes.

A programação ficou definida da seguinte forma:

QUINTA (15)

20h – Palestra sobre direitos autorais (Com Harue Tanaka e Gabriella Grisi)
21h – Início dos shows

Gabriella Grisi
Harue Tanaka
Madu Ayá
Mira Maya
Erica Maria
Nina Ferreira
Maria Juliana
Kalyne Lima e participação especial de Julyana Terto (AfroNordestinas e Sinta A Liga Crew)
JAM Session Aberta

SEXTA (16)

18h – Rodas de conversa:

A mulher na Música e na Poesia (mediada pela escritora Letícia Palmeira + convidadas)

Produção e Gestão de Carreira (mediada por Anne Fernandes)

19h30 – Início dos Shows

Viviane Stayner | Pré-lançamento do CD “Sobrevivi”

Regina Limeira

Joana Knobbe (SP/RN)

Camila Rocha (Sinta A Liga Crew)

Priscila Santana e convidadas (PRIMA)

A partir de um movimento nas redes sociais com a hashtag #MulheresCriando, iniciado pela musicista Deh Mussilini (MG), foi tomando proporções ainda maiores e recebeu o apoio e encorajamento da também compositora Larissa Baq (SP) para criarem juntas, de forma horizontal e colaborativa, o festival, sendo assim, o Sonora vem sendo realizado ao longo dos meses de Julho e Agosto em mais de 20 cidades brasileiras, nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba, além dos países Portugal, Irlanda, Espanha, Argentina e Uruguai, sempre com extensa programação, incluindo shows autorais de cantautoras, rodas de conversa, palestras e oficinas, com uma rede planejada para ser realizado até o fim do ano nesses demais locais.

Várias compositoras eminentes estão envolvidas na produção do Festival Sonora: Isabella Bretz (Portugal e Irlanda), Paula Oliveira (Argentina), Mô Maiê (Barcelona/Espanha, Ouro Preto e Passagem/MG), Ilessi (RJ), Larissa Baq (São Paulo/SP), Paula Cavalciuk (Sorocaba/SP), Ana Luisa Barral (Salvador/BA), Sofia Freire (Recife/PE), Deh Mussulini, Bia Nogueira, Karine Amorina, Flavia Ellen (Belo Horizonte/MG), Joana Knobbe (Natal/RN e João Pessoa/PB) e Simona Talma (Natal/RN). A construção e gestão são totalmente horizontais e democráticas, possuindo um núcleo de produção em cada cidade e país supracitado, apenas para organização e coordenação do festival, garantindo uma boa comunicação e alinhamento do projeto.

O Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras, ao todo, totalizará mais de 120 compositoras contempladas em várias partes do mundo, sendo assim, a maior mostra autoral de música feminina que esses países já presenciaram em nível internacional. Em João Pessoa, o Sonora será realizado pela empresa paraibana Anne Fernandes Comunicação e Produções Culturais, em parceria com a compositora potiguar Joana Knobbe e a musicista Priscila Santana.

DPB com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo