Festival de Música Clássica começa neste domingo em João Pessoa

4º Festival Internacional de Música ClássicaA partir do domingo (27), João Pessoa vai sediar o 4º Festival Internacional de Música Clássica, que permanece na cidade até o dia 3 de dezembro. O evento é gratuito e é possível conferir a programação completa, com perfis das atrações, no site do evento. O festival acontece no Centro Histórico e reúne nomes importantes da música erudita do mundo.

A abertura acontece no adro da Igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa, com a presença do violonista gaúcho Yamandu Costa.  Ele sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, com o maestro Laércio Diniz, executando obras clássicas e populares. A apresentação começa às 19h (horário local).

Os concertos vão acontecer ao longo da semana em quatro igrejas: a do Carmo, Batista, São Bento e São Francisco. A novidade é que este ano o encerramento será no Parque da Lagoa, às 17h, com apresentação do violinista Ricardo Herz, dividindo o palco com a Sinfônica Municipal.

Abertura do Festival de Música Clássica aconteceu na Igreja São Francisco, no Centro de João Pessoa (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Ao todo, serão 22 atrações, sendo onze delas internacionais. São nomes celebrados nos palcos internacionais, como a saxofonista holandesa Femke Ijlstra, a violista mexicana Dana Zemtsov e a violinista Rosanne Philippens.

O maior evento de música clássica de João Pessoa terá representantes de nove países, seis deles da Europa, incluindo dois da Península Balcânica e um do Leste Europeu, além de México, Argentina e Brasil.

“Esses músicos vão se encontrar aqui em João Pessoa, muitos deles pela primeira vez, para realizar um concerto inédito, estreando na cidade apresentações que poderão rodar o mundo depois”, comenta o diretor artístico do festival, o músico Alberto Johnson.

Do Brasil, participam o duo Duas, o Trio de Cordas da Universidade de Goiás e o Quarteto Encore. Entre os artistas da casa, o grupo Iamaká, um trio formado pelos músicos Daniel Espinoza, Daniel Pina e Lucas Bojijian, a Banda de Música da Cidade de João Pessoa 5 de Agosto e a Orquestra Municipal de João Pessoa, sob a regência do seu titular, o maestro Laércio Diniz, também diretor artístico do festival.

Além disso, a programação contempla concertos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, do Rio de Janeiro e de dois núcleos de João Pessoa, Alto do Mateus e Mangabeira.

“Estamos criando um calendário não só cultural, mas também turístico, uma vez que a repercussão no exterior e nos estados circunvizinhos à Paraíba, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, só faz crescer”, ressaltou o Diretor Executivo da Funjope, Maurício Burity.

Masterclasses
Além dos concertos, os músicos internacionais que se apresentam durante o 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa também irão ministrar oficinas nas masterclasses para músicos da cidade.

De segunda a sexta, às 10h, músicos como Michael Stirling, da Inglaterra, Isabella Piccioni da Itália, Rosanne Philippens, da Holanda e tantos outros vão ensinar técnicas que são apreciadas no exterior para instrumentos como viola, violino e violoncelo.

As aulas acontecem entre o Hotel Globo, Casa da Pólvora e Igreja São Francisco. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do site do evento. Dúvidas podem ser tiradas pelo email cadastro.masterclass@gmail.com.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo