CINEMA

Fest Aruanda realiza “Live de Cinema” com ator e diretor Paulo Betti

A temporada 2021 das Lives de Cinema, do Projeto de Extensão Aruandando no Campus, já contou com a participação de grandes nomes do cinema brasileiro, como o ator e diretor paraibano Luiz Carlos Vasconcelos; a atriz, diretora e produtora Carla Camurati e o grande escritor, compositor, letrista, poeta e dramartugo Bráulio Tavares. Neste mês de outubro, será a vez do ator (Teatro/Cinema/TV), autor, produtor, apresentador e diretor Paulo Betti. Com o mote “Do Guerrilheiro Lamarca ao Blogueiro ‘Téo Pereira’ – Arte, Mídias e Cidadania”, a live será mediada pelo professor e produtor do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Lúcio Vilar. A transmissão acontecerá nesta quinta-feira (14), às 18h, no canal do Fest Aruanda no YouTube.

Descendente de italianos, Paulo Betti nasceu na zona rural de Rafard, no interior do estado de São Paulo, e se mudou com a família para a cidade de Sorocaba, ainda durante a infância. No início da carreira, o artista foi premiado principalmente pela direção de peças de teatro. O reconhecimento como ator veio após papéis que fez no cinema. Em 1995, venceu o troféu APCA de melhor ator, pelo papel principal no filme Lamarca (1994).

Também ganhou prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado, após o personagem Henrique no filme Infância (2014). Do outro lado das câmeras, produziu, roteirizou e dirigiu o filme Cafundó (2005), premiado no Festival de Cinema de Gramado.

Confira os filmes mais marcantes da carreira do ator:

– Fonte da Saudade (1985)

– Besame Mucho (1987)

– Acorda Raimundo… Acorda! (1990)

– Lamarca (1994)

– Guerra dos Canudos (1997)

– Um Anjo Trapalhão (2000)

– Zuzu Angel (2014)

– Chatô, o Rei do Brasil (2016)

– Uma Noite Não é Nada (2019)

 

A filmografia de Paulo Betti revela a forte veia política do ator. Ainda em 1989, produziu, ao lado de Adair Rocha, o clipe do jingle “Lula lá”. O vídeo fez parte da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores à presidência. Mais de 30 anos depois, Paulo Betti ainda deixa explícitos seus posicionamentos políticos à esquerda, sedda vez nas redes sociais e em entrevistas. Ele é um dos artistas que apoiam a candidatura do ex-presidente petista contra Jair Bolsonaro no pleito de 2022.

O projeto de extensão Aruandando no Campus, responsável pela Live de Cinema, é um braço do Fest Aruanda na Universidade Federal da Paraíba. O festival, neste ano, será realizado de 9 a 15 de dezembro de forma híbrida, na rede Cinépolis, no Manaíra Shopping e pela Plataforma Aruanda Play (on-line).

Serviço:

16ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: De 9 a 15 de dezembro de 2021

Informações: www.festaruanda.com.br e

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo