NORDESTE

Feirinha de Tambaú recebe Feira do Cordel toda sexta, sábado e domingo, em evento permanente

Espaço conta com música, cantoria de viola, declamação de poesia, sarau, contação de histórias, lançamento de livros

Arte: Sérgio Ricardo/DiarioPB

A Feirinha de Artesanato, em Tambaú, recebe, a partir desta sexta-feira (26), o primeiro final de semana da ‘Feira do Cordel’, uma inciativa da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE).

A iniciativa irá acontecer toda sexta, sábado e domingo, a partir das 16 horas, de forma permanente, com apresentação de shows musicais, cantorias de viola, declamação de poesia, saraus, contação de histórias, lançamento de livros e folhetos, exibição de vídeos e exposição de xilogravuras.

“João Pessoa passa a ter um ambiente dedicado à cultura popular da Paraíba e do Nordeste, semelhante a algumas iniciativas que ocorrem no Recife, em Fortaleza, Maceió e Natal, por exemplo”, comenta o cordelista e compositor Merlânio Maia, idealizador do projeto.

Com mais de 80 poetas associados e cerca de 30 colaboradores não-sócios, a ACVPB vai garantir um rodízio permanente de escritores-declamadores, de cantadores e outros artistas que gravitam no entorno do imaginário cordelista.

A entidade vai disponibilizar banquetas de madeira para que os associados possam comercializar suas publicações a cada final de semana. Haverá um palco com sonorização para pequenas apresentações musicais e folclóricas.

“No mês de junho vamos aproveitar o clima junino para difundir nossa cultura popular num dos pontos mais visitados pelos turistas que chegam à capital paraibana. Estamos articulando parceria também com o trade turístico, a PBTur, a associação de bares e restaurantes e com o pessoal que realiza o transporte dos turistas. É uma cadeia produtiva importante com base no potencial criativo, que temos aqui e que vai se somar ao nosso artesanato riquíssimo”, argumenta o cordelista e escritor Fábio Mozart, presidente da ACVPB.

Para o dia 26, a abertura está marcada às 19 horas, com show do cantor e cordelista Beto Brito. Outras atrações estão sendo confirmadas para essa primeira noite.

Segundo Merlânio Maia, a Feira também é uma homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros, nascido em 1865 na cidade de Pombal, autor de clássicos da literatura de Cordel como “Os Pares de França”, “O Cachorro dos Mortos”, “Uma Viagem ao Céu”, A Batalha de Oliveiros” e “Ferrabrás”.

A ACVPB também vai homenagear o centenário de surgimento do antológico folheto “Romance do Pavão Misterioso”, lançado em 1987 por José Camelo de Melo Rezende, nascido na região polarizada por Guarabira.

SERVIÇO
O QUE É: FEIRA DO CORDEL
QUANDO: 26 DE MAIO
HORÁRIO: A PARTIR DAS 19 HORAS
ONDE: LARGO DA FEIRINHA DE ARTESANATO DE TAMBAÚ

Fonte: Brasil de Fato Paraíba

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo