GERAL

F1: Duelo entre Hamilton e Rosberg tem último ato neste domingo

Hamilton e RosbergDezoito etapas não foram suficientes para definir um campeão. O vencedor da “batalha particular” que tomou conta da temporada 2014 só será conhecido neste domingo, na derradeira corrida do ano, em Abu Dhabi. Lewis Hamilton tem 17 pontos de vantagem, mas o companheiro Nico Rosberg já mostrou que pretende lutar até a última curva. O GloboEsporte.com acompanha todas as movimentações no moderno circuito de Yas Marina a partir das 9h (de Brasília), e a TV Globo transmite as emoções finais da Fórmula 1 ao vivo, a partir das 10h30. A largada está marcada para 11h.

Por conta da pontuação dobrada que será atribuída na etapa de encerramento, uma novidade introduzida nesta temporada, Nico chega a Abu Dhabi com suas chances de título ampliadas. Hamilton continua sendo o favorito, mas a pressão que recai sob o inglês pode acabar beneficiando o alemão. Em caso de vitória do companheiro, Lewis precisará de um segundo lugar para garantir o segundo título de sua carreira na F-1, seis anos após a inesquecível decisão no GP do Brasil de 2008, quando tirou a taça de Felipe Massa na última curva, ao ultrapassar Timo Glock e cruzar a linha de chegada em quinto, superando o brasileiro por apenas um ponto.

– Eu realmente não lembro muita coisa de 2008, mas é claro que foi uma grande temporada, e agora é muito diferente. Estou muito mais velho e mais sábio, e espero que tenha aprendido muito ao longo do caminho. É uma grande batalha contra Nico. Obviamente, é diferente quando você está correndo contra o seu companheiro de equipe, em vez de disputar com um adversário de outro time, mas é tão emocionante quanto – garante Lewis.

Chances de título de Nico Rosberg e Lewis Hamilton em Abu Dhabi (Foto: GloboEsporte.com)

Apesar de a matemática e o histórico da temporada favorecerem Hamilton, Nico deu um importante passo rumo ao título ao conquistar a pole position no treino classificatório do sábado. Mas o alemão da Mercedes não depende apenas de si e precisará contar com a “ajudinha” de outro piloto. Felipe Massa e Valtteri Bottas, da Williams, e Daniel Ricciardo, da RBR, são apontados como os “favoritos” para estragar a festa de Lewis. Por outro lado, o maior adversário do inglês será ele mesmo. Além de conviver com a pressão, o líder do campeonato precisará evitar que a instabilidade emocional, presente em muitos momentos ao longo do ano, possa atrapalhar seu foco na corrida.

Rosberg tem metade das vitórias do companheiro (cinco contra 10), mas vem com a “faca nos dentes” e superou o inglês na etapa passada, o GP do Brasil, em Interlagos. O discurso do alemão é esquecer o que aconteceu durante a temporada e se concentrar apenas na corrida deste domingo. Por isso, ele pode acabar se beneficiando também do pensamento de que não tem nada a perder. Só não se sabe se Rosberg apelará para atitudes extremas como a do GP da Bélgica, quando tocou no carro do companheiro durante uma ultrapassagem e acabou causando um estouro de pneu. Na ocasião, Lewis abandonou a prova e Nico, em segundo, teve que ouvir uma sonora vaia do público no pódio.

– A mentalidade é que eu preciso concluir o trabalho e continuar da forma como tinha feito no Brasil. Tenho certeza que será uma grande batalha entre nós dois. É claro que eu espero mais do que isso – e não apenas a vitória, mas também algum tipo de “ajuda” de Lewis, ou qualquer coisa, eu não sei… Eu ofereci pagar uma ótima noite para Bottas (terceiro colocado do grid), incluindo uma sessão de spa, na esperança de que ele possa estar em uma ótima forma e fazer o impossível na corrida – brinca o alemão.

Após a decisão do título, o circo da Fórmula 1 terá dois dias de testes pós-temporada na próxima semana, também em Abu Dhabi. Na sequência, equipes e pilotos começam a se preparar para o campeonato de 2015. Hamilton e Rosberg já estão garantidos na Mercedes, enquanto o atual tetracampeão, Sebastian Vettel, deixará a RBR rumo à Ferrari, mas o destino de nomes como Fernando Alonso e Jenson Button continua indefinido.

Confira o grid de largada de Abu Dhabi:

Novo grid de largada para o GP de Abu Dhabi (Foto: GloboEsporte.com)

GE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo