GERAL

Exército venezuelano contém ameaça de golpe contra Maduro

ameaça de golpe contra MaduroAs forças armadas venezuelanas acabam de emitir um comunicado informando que na madrugada desta segunda-feira (21), aproximadamente ás 2h50, um reduzido grupo armado de um quartel da Guarda Nacional Venezuelana no município de Petare, estado de Sucre, assaltou um depósito de armas e sequestrou dois oficiais; o episódio é o primeiro reflexo do chamado que o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, fez por uma ação golpista, prometendo anistiar os militares que promovessem um golpe contra o governo do presidente constitucional Nicolás Maduro.

O comunicado destaca que se trata de uma ação de “delinquentes”, que já foram rendidos e presos. “A Força Armada Nacional Bolivariana rechaça esse tipo de atos, que são motivados pelos interesses obscuros da extrema-direita”. Destaca ainda que as instituições estão funcionando normalmente, e as forças armadas seguem com “irrestrito apego á Constituição”.

Mais cedo a agência Reuters tinha noticiado que o terceiro sargento Wandres Figueroa lançou um manifesto dizendo que a Guarda Nacional se opõe ao “regime, o qual desconhecemos completamente” e pede o apoio dos demais membros da corporação e do povo para que saiam às ruas”.

O político opositor Julio Borges disse em uma postagem no Twitter que “o mesmo descontentamento e desejo de mudança que motivou a revolta da Guarda Nacional existe dentro de toda a Força Armada Nacional Bolivariana”.

A ex-procuradora-geral Luisa Ortega, por sua vez, escreveu na rede social que “a valentia destes homens da Guarda Nacional nos demonstra que há dignidade e vontade nos quartéis para sair da tirania”.

Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo