GERAL

Excursão internacional da Chape marca retorno de jogador após acidente aéreo

Alan Ruschel fala sobre o retorno aos gramados contra o Barcelona: “É um sonho”

Depois de conquistar seu primeiro título internacional e participar pela primeira vez da Copa Libertadores da América, a Associação Chapecoense de Futebol, que há menos de dez anos disputava apenas a quarta divisão do futebol brasileiro, se prepara para mais uma alan-ruschel-840x541página notável de sua história ao excursionar em gramados na Europa e Ásia, medindo forças com grandes clubes do mundo. Entretanto a diretoria alviverde teve de se desdobrar para não declinar o convite de enfrentar o Barcelona nesta segunda feira. Foi preciso convencer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a adiar uma partida do Campeonato Brasileiro, já que a Espanha é apenas a primeira parada na longa viagem da Chape. Na mesma semana, o time brasileiro ainda disputará amistosos contra o Lyon (FRA) e a Roma (ITA) e depois vai ao Japão para o confronto com o Urawa Red Diamonds, pela Copa Suruga.

A engenhosidade para definir o time que jogará no Camp Nou também se mostrou elaborada. Ontem, no domingo, menos de 24 horas antes de encarar o Barça, a Chapecoense foi derrotada fora de casa pelo Coritiba, 2 a 0,  pelo Brasileirão. Vale lembrar: o time estava incompleto, pois o clube dividiu o elenco em dois grupos. A maior parte do elenco viajou para Espanha com antecedência, e o técnico escalou uma equipe mista.

Nesta temporada de reconstrução, a prioridade do clube é manter-se na primeira divisão. Após a tragédia, foi cogitada a possibilidade de que a CBF concedesse à Chapecoense uma imunidade de três anos contra o rebaixamento. Mas os próprios dirigentes recusaram o benefício, afirmando que a equipe fazia questão de enfrentar seus adversários em condição de igualdade. O clube começou bem o ano: levou a taça no Catarinense, e venceu na estreia da Libertadores, fora de casa, além de ter liderado o Campeonato Brasileiro por três rodadas.

No entanto, a partir de maio, as coisas mudaram. A Conmebol puniu o clube pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, eliminando-o da Libertadores. Por sua vez, a torcida se mostrava impaciente com a queda de produção do time. Contratado para remontar o elenco no fim do ano passado, o técnico Vágner Mancini acabou demitido em julho – Vinicius Eutrópio assumiu seu lugar. É grande também a insatisfação de familiares das vítimas, que acusam o clube de explorar a tragédia. Parte da renda da partida contra o Barcelona será destinada à associação de familiares dos jogadores que perderam a vida na Colômbia.

Os problemas, entretanto, não tiram o entusiasmo da Chape e de seus torcedores com a excursão internacional. Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann, os três atletas que sobreviveram ao acidente, estarão com a delegação, mas apenas Ruschel vai entrar em campo. Diante do Barcelona, o lateral-esquerdo fará sua reestreia no futebol após oito meses de recuperação. Ele deve jogar em torno de 40 minutos como meia-armador, para minimizar o desgaste em seu retorno aos gramados. “Tive o privilégio de uma segunda chance. E eu não vou desperdiçá-la. É um sonho poder voltar em um jogo tão importante como esse contra o Barcelona”, diz Ruschel.

A intenção da Chapecoense é aproveitar a experiência como uma espécie de intercâmbio internacional, priorizando uma relação com o Barcelona. Um profissional do departamento de marketing, por exemplo, está na Espanha uma há semana antes do jogo, conhecendo a estrutura e as boas práticas de gestão dos catalães. Por outro lado, o clube, embora com um time bastante modificado, quer provar que tem condições de participar dignamente de grandes eventos internacionais. “O jogo contra o Barcelona é um grande desafio para nós”, afirma o diretor Rui Costa. “Fizemos um extenso planejamento para essa partida e vamos mostrar ao mundo a organização e o profissionalismo que sempre marcaram a história da Chapecoense”. Para a partida desta segunda-feira, a Chape utilizará um uniforme especial, estampando 73 estrelas, em referência ao ano de fundação do clube. Além do traje de gala, a equipe promete se empenhar ao máximo para honrar a memória de seus antigos guerreiros.

 

Fonte: Breiller Pires/ El País

Foto: Metrópole

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo