GERAL

Europa vai combater propaganda do Estado Islâmico nas redes sociais

propaganda do Estado Islâmico nas redes sociaisUma unidade policial que abrangerá toda a Europa será criada no mês que vem com o objetivo de fechar contas de redes sociais usadas por militantes importantes do Estado Islâmico para fazerem propaganda e recrutar estrangeiros para sua causa, informou a polícia europeia (Europol, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.

A pequena equipe policial irá varrer a Internet e procurar derrubar contas de membros destacados do grupo terrorista horas após sua descoberta, uma tentativa de prejudicar a máquina propagandística que se acredita enviar cerca de 100 mil tuítes por dia.

“É uma estimativa razoável, e indica a escala do problema que estamos enfrentando”, disse Rob Wainwright, diretor da Europol, que tem sede em Haia e que irá coordenar a unidade, à rádio britânica BBC.

Até 5 mil pessoas do leste europeu podem ter viajado à Síria e ao Iraque, muitas para se juntar ao Estado Islâmico, despertando nos países europeus o temor generalizado de que seus cidadãos voltem radicalizados e dispostos a realizar atentados em sua terra natal.

Dois casos britânicos enfatizaram o atrativo da propaganda islâmica na semana passada: um jovem de 17 anos do norte da Inglaterra se tornou o homem-bomba mais precoce do Estado Islâmico em um ataque no Iraque, e três irmãs abandonaram seus maridos e são suspeitas de terem levado seus nove filhos para unir forças com os militantes na Síria.

Wainwright disse que a facção radical é tecnologicamente avançada e que atua nas redes sociais como nenhum grupo militante havia feito até hoje.

A nova unidade policial, inicialmente composta de entre 10 e 20 policiais de toda a Europa, irá trabalhar com empresas de mídia social não identificadas para rastrear contas usadas por figuras proeminentes do Estado Islâmico em várias línguas.

Reuters

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo