“Eu sou Maria” de Henrique Magalhães e documentário sobre Luzardo Alves serão exibidos na Semana Nacional de Quadrinhos

eu sou“Eu sou Maria” de autoria do professor e cartunista Henrique Magalhães será exibido nesta sexta-feira (27), 15h, no miniauditório da Estação das Artes, prédio Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Em seguida, no mesmo espaço, acontecerá a exibição do documentário sobre a vida do cartunista paraibano Luzardo Alves, falecido ano passado e o grande homenageado da 5ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos, que teve início na última quarta-feira na Estação e prossegue até o próximo domingo (29).

Logo após será exibido o vídeo “Will Eisener, profissão cartunista”. Os vídeos têm duração aproximada de 30 a 40 minutos cada. A entrada é aberta ao público de todas as idades. A organização do evento lembra ao público que todas as exibições de vídeos possuem classificação livre e foram cedidas para exibição pela maior loja de quadrinhos, tiras, mangás e HQ´s de João Pessoa, a Comic House, da qual a Estação Cabo Branco é parceira.

“Eu sou Maria” é um documentário produzido pelo jornalista Matheus Andrade e Regina Behar sobre Maria, personagem de tiras humorísticas criada pelo cartunista paraibano Henrique Magalhães, em 1975. Neste trabalho os diretores buscaram revelar a relação do autor com a personagem, sua importância histórica como intervenção de humor crítico nos jornais do Estado.

O filme faz parte do projeto de pós-doutorado de Regina Behar, em desenvolvimento na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, que trata da trajetória da personagem como reflexão sobre o contexto histórico e político do país, em particular nos anos 1970, período da ditadura militar.

No filme Henrique revelou aspectos de seu processo criativo, a elaboração das tiras, a simbiose que faz com que autor e personagem se desenvolvam de forma indissociável. Maria foi publicada por décadas na imprensa e continua saindo em revista própria pela editora Marca de Fantasia. Sua característica é a espirituosidade de suas tiras, inspiradas em situações quotidianas, na política, nas relações interpessoais. Eu sou Maria foi lançado em setembro, no Primeiro Bananeiras Mostra Cinema, em Bananeiras, Paraíba, e no Fest-Aruanda, em 14 de dezembro de 2014 em João Pessoa.

Em seguida será exibido o vídeo documentário “Will Eisner: Profissão Cartunista”, de 1999, dedicado a Will Eisner, da série Profissão Cartunista, anda sumido do mercado há tempos. Dirigido por Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran, produzido pela Scriptorium em parceria com a TV Senac, é dividido em três capítulos – Spirit, O Sonho e Master Class – e traça um panorama bastante abrangente da obra do mestre dos quadrinhos, contando com vários depoimentos de figuras como Art Spiegelman, Bill Sienkiewicz, Denis Kitchen, Jerry Robinson, Angeli, Mauricio de Sousa e Ziraldo, entre outros.

Outro vídeo documentário de destaque é sobre a vida do cartunista paraibano Luzardo Alves, falecido ano passado, vitimado por ataque cardíaco, é “Traços de Vida” de Niutildes Batista. Luzardo Alves começou a descobrir sua vocação artística ainda aos oito anos de idade quando brincava de desenhar usando carvão e tijolo nas calçadas do bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Aos 15 anos de idade começou a trabalhar como encadernador no jornal A União, onde de vez em quando fazia alguns desenhos a pedido do gerente. Nessa época, criou um personagem chamado “O Sapo de Orós”. Ainda na capital, foi camelô e gravador de objetos.

Na década de 1960, ganhou um quadro dentro do programa de Fernando Castelão e Luís Geraldo, na TV Jornal do Commércio, em Pernambuco. Nele, o entrevistado da noite fazia um rabisco qualquer e, a partir dele, Luzardo transformava a obra num rosto conhecido ou em algum objeto do cotidiano. Uma vez, de um coração desenhado por Cauby Peixoto, fez uma imagem do “Amigo da Onça”. A ousadia chamou a atenção de Assis Chateaubriand, que acabou levando o paraibano para o Rio de Janeiro para trabalhar na revista O Cruzeiro, junto de Péricles, criador do personagem e Carlos Estevão, da Pif Paf.

A biografia dele é extensa e pode ser conferida no espaço expositivo da Torre Mirante da Estação. O artista trabalhou como colaborador do jornal Já, da capital. Era irmão do compositor Livardo Alves e do cantor Leonardo Alves, também já mortos.

A Semana – A 5ª Semana Nacional de Quadrinhos prossegue até domingo (27), no primeiro pavimento da Torre Mirante, com a tarde de autógrafos com os desenhistas Mike Deodato, Emir Ribeiro, Henrique Magalhães, Thais Gualberto, Alberto Pessoa, Gabriel Jardim e outros.

A Semana Nacional dos Quadrinhos no sábado (28), contará com a presença do professor Alberto Pessoa do curso de Mídias Digitais da UFPB que irá palestrar na sala de convenções 1. No local o público poderá visitar a exposição “Entre Páginas” que está localizada no primeiro pavimento da Torre Mirante. Nela o visitante vai encontrar desenhos antigos desenhos e traços da personagem Mônica do desenhista Maurício de Souza, Thanos de autoria de Mike Deodato, Bidu, Papa Capim, Super Woman da DC Comics, Velta de Emir Ribeiro, Matrioska de Gabriel Jardim, Primas de Alberto Pessoa, quadrinho que concorreu ao HQ Mix e outros.

Mike Deodato, que confirmou presença por telefone, é um dos mais conceituados quadrinista do Brasil. Responsável por desenhar para mais famosa revista de HQ´s, a Marvel, os personagens Amazing Spider-Man, Os Vingadores, Pantera Negra, Bullseye: Greatest Hits, Elektra, Fury: Peace Maker, Hulk e tantos outros.

Também está confirmada a presença da quadrinista Thaís Gualberto, da empresa Kisuki. Ela foi quadrinista da Folha de São Paulo e fez parte do Coletivo WC Ceo. Thaís é a grande representante das mulheres nos quadrinhos.

No domingo (29), de 15h às 17h, no primeiro pavimento da Torre, no espaço expositivo, estará acontecendo a Tarde de Autógrafo com Mike Deodato, Henrique Magalhães, Emir Ribeiro, João Vidal, Gabriel Jardim, Thais Gualberto, Jack Hebert e Ricardo Jaime.

O evento conta com a parceria da Comic House (Manases), a maior loja de vendas de livros de quadrinhos, tirinhas, HQ´s de João Pessoa e da Editora Marca de Fantasia, que mais apoia a produção alternativa e de quadrinhos na Paraíba. A Comic House foi a responsável por ceder os vídeos que estão sendo exibidos na Semana Nacional de Quadrinhos. É importante lembrar que a semana está na sua 5ª edição e a Estação Cabo Branco sempre fez questão que o evento continuasse acontecendo na casa.

Dia Nacional do Quadrinho – No dia 30 de janeiro é comemorado oficialmente o dia do quadrinho. A data foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.

O dia 30 de Janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense, (1868-1875), aquela que é tida como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.

Dia de Ler – Também no domingo (29) acontecerá o projeto Dia de Ler, no anfiteatro, na área externa com troca de livros, contação de história em quadrinhos, a partir das 16h, com o arte educador Carlos Sousa.

Secom/PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo