GERAL

Estudantes da Paraíba sobem ao pódio em torneio internacional de robótica

Equipes da PBTrês equipes do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participaram e subiram ao pódio na International Tournament of Robots 2016, que ocorreu no dia 27 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo-SP.

A equipe IFPB – Alt+F4, formada pelos estudantes do curso técnico Integrado de Eletrônica Abimael, Júlio Cezar e Jhenyffer, conquistou o ouro na modalidade Viagem ao Centro da Terra, nível 3. Quem também conquistou outro ouro foi a equipe IFPB – Uzingenheiru, dos estudantes Haiana (Integrado de Eletrônica) e Davi Juvêncio (Subsequente de Eletrotécnica), na modalidade Resgate de Alto Risco, nível 4. A equipe IFPB – Venum, composta por Rhubenns (Integrado de Mecânica) e Victor Emmanuel (Integrado de Contabilidade), conseguiu o bronze na modalidade Cabo de Guerra, nível 3.

Para conseguir chegar ao Torneio Internacional de Robótica, os estudantes passaram por duas etapas: a Regional, em setembro de 2015 na cidade de Campina Grande, e a Nacional, que ocorreu em novembro de 2015, no Rio de Janeiro. Nas duas fases participaram equipes de escolas das redes públicas e particulares, além de instituições como Senac e Sesi. O trabalho, no entanto, começou há cerca de dois anos, quando professores do Campus João Pessoa resolveram estimular os estudantes a participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica, o que despertou o interesse deles pela área.

Os alunos são unânimes ao afirmar que o estudo de Robótica traz inúmeros benefícios como a melhoria da capacidade de raciocínio lógico, de resolução de problemas, ampliação de conhecimentos interdisciplinares e poder colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe. Todos os estudantes disseram que não esperavam o resultado, apesar de terem se preparado bastante para cada etapa do torneio, desde o ano passado. “Foi surreal. Quando a gente olha para o passado, vê que todo esforço valeu a pena para conseguir esse resultado”, disse Júlio.

Emoção compartilhada pelo professor Thiago de Carvalho, que estava com os estudantes no torneio. “Os alunos estavam tensos no início, quando viram robôs que custam cerca de R$ 200 mil competindo. Mas quando a competição começou, eles ficaram focados e desenvolveram tudo como tinham planejado. Quando o resultado saiu, a gente teve a sensação de dever cumprido, uma satisfação muito grande, com as três equipes chegando ao pódio. Foi uma alegria e tanto”, comemorou.

Portal Correio

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo