GERAL

Estudante representa PB na maior feira de ciência da América Latina

33ª MostratecO estudante Sheldon Sobral Carneiro, aluno da cidade de Bayeux, na Grande João Pessoa, representa a Paraíba na 33ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico. O evento ocorrerá de 23 a 25 de outubro de 2018, tendo representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes.

Sheldon, aluno da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fidelis, apresenta trabalho da área de engenharia mecânica. O projeto dele, intitulado Ecobarco, é um barco com motor elétrico movido a energia solar e teve por finalidade incluir o conceito de desenvolvimento sustentável a partir do uso das energias renováveis, utilizando placas fotovoltaicas como fonte de energia de barcos dos pescadores do município de Bayeux. O objetivo do estudante é melhorar as águas do Rio Sanhauá e seus afluentes que margeiam o município, assim como contribuir na redução de gastos dos pescadores que usam motor a combustão. Além disso, motores elétricos apresentam uma maior durabilidade em relação aos modelos que utilizam combustão, reduzindo também a emissão de gases poluentes.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do ensino médio e técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do ensino fundamental, com 263 projetos, e da educação infantil, com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas.

Além do Brasil, participam estudantes de África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 33 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão.

Portal Correio

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo