Estado Islâmico assume oficialmente autoria de atentado em NY
O anúncio da autoria do ato veio através da publicação mantida pela organização terrorista
O Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque terrorista em Nova York, no qual oito pessoas morreram e doze ficaram feridas. Em um comunicado divulgado por meio de sua publicação semanal Al-Naba, o grupo anunciou, sem prover evidências, que Sayfullo Saipov, o responsável pelo atentado, é um “soldado do califado”.
“Um dos soldados do Estado Islâmico atacou um grupo de cruzados em uma rua da cidade de Nova York”, escreveu o grupo. As informações foram confirmadas pelo núcleo de inteligência SITE Intel Group, que monitora dados relacionados a grupos extremistas espalhados pelo mundo. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, havia denunciado os laços entre o EI e Saipov, e disse que o homem de 29 anos, que veio do Uzbequistão em 2010, foi radicalizado nos Estados Unidos.
O terrorista foi denunciado criminalmente na quarta feira (1º) pelo governo americano por apoio material e de recursos à organização estrangeira terrorista e por violência e destruição com veículo. O presidente Donald Trump pediu a pena capital para o uzbeque. “O terrorista de Nova York estava feliz quando pediu para pendurar a bandeira do EI em seu quarto do hospital. Matou oito pessoas, deixou 12 gravemente feridas. Deveria receber a pena de morte!”, disse o chefe da Casa Branca por meio de seu perfil no Twitter.
Com Agências de notícias
Foto: Reuters