Estação Cabo Branco será sede do 13° Festival Nacional de Arte Capoeira

Festival Nacional de Arte CapoeiraSerá aberto sábado (24), 17h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o 13º Festival Nacional de Arte Capoeira. A entrada é aberta ao público de todas as idades e não precisa fazer inscrição prévia, basta apenas comparecer ao local.
 
De acordo com o coordenador do evento, mestre André Leão, o Festival de Capoeira acontecerá em dois momentos. Primeiro os participantes farão uma apresentação de maculelê (dança de origem afro-indígena), samba de roda, solo de capoeira, jogo do bicho. No segundo momento haverá o “batismo” de alguns alunos, onde os iniciantes da capoeira são intitulados com um apelido e recebem a sua primeira corda.
 
O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, aonde alunos podem passar para graduações superiores. Em algumas ocasiões são vistas inclusive professores recebendo graduações avançadas, momento considerado honroso para o capoeirista.
 
A graduação dos alunos é realizada por três vertentes naturais como, a exemplo do reino animal, vegetal e mineral. A cada etapa ou estágio alcançado pelo aluno é feita uma graduação, em que o aluno troca de cor de faixa para demonstrar o seu nível de conhecimento sobre a arte de jogar capoeira.
 
O mestre, André Leão, explicou que o apelido que o aluno conquista na hora de seu batismo é dado pelo mestre ou professor que acompanhou sua jornada durante todas as atividades. “Não existe uma forma de avaliação explícita para adquirir o apelido. O nome que lhe é escolhido é pensado e sentido por meio do convívio diário. Esse apelido será a identidade do aluno e seu reconhecimento discorrerá em cima dele”, acrescentou o coordenador.
 
Sobre o Festival – A atividade acontece todos os anos em diversos Estados do Brasil, mas pode ser exportado para outros países. Fora o foco da dança e apresentações artísticas, o festival se preocupa com algumas causas sociais como, por exemplo, promoção da saúde do homem, campanha do agasalho entre outras. Todo planejamento é feito dentro do próprio festival com alunos e mestres.
 
SERVIÇO:
13° FESTIVAL NACIONAL DE ARTE CAPOEIRA
Sábado (24)
Horário: 17h
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco
Entrada gratuita
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo