Estação Cabo Branco promove a 6ª edição da Semana do Músico

Foto: Sérgio Ricardo/DIÁRIOPB
Foto: Sérgio Ricardo/DIÁRIOPB

Com o objetivo de promover um intercâmbio e troca de conhecimento tem início nesta terça-feira (17) a 6ª edição da Semana do Músico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As apresentações estão previstas para começar às 18h30, no anfiteatro e prossegue até o dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A entrada é gratuita ao público de todas as idades.

O chefe do setor de eventos, Rivaldo Dias, comentou que o projeto a cada ano vem se consolidando entre os músicos locais e tem uma boa aceitação por parte dos profissionais da música, admiradores e pessoas que possuem um trabalho já consolidado no cenário internacional e nacional.

No dia da abertura do evento, terça-feira (17), 18h30, sobe no palco do anfiteatro o grupo “Pôr do Som” e o som estilístico de “Berimbaobab Brasil”. O grupo “Pôr do Som” surgiu há três anos e tem a frente os irmãos Rudá (guitarra) e Uaná Barreto (teclado). Em suas composições o grupo apresenta músicas que traz as raízes genético-musicais do seu pai, o músico Adeildo Vieira. Acompanham a dupla nas apresentações os músicos: Ilderson Emanuel (contrabaixo), Dennis Bulhões (bateria) e Tiago Moura (vocais).

O grupo recebeu influências do jazz, ritmos africanos e brasileiros, além das bases de grandes nomes da Música Popular Paraibana (MPPB), a exemplo de Sivuca, Dominguinhos e Clube da Esquina. No repertório desta apresentação estão incluídas músicas autorais: “Minas”, “Por acaso”, “Alameda dos eucaliptos” (Tiago Moura) e “África”.

“Nestes três anos de existência, o grupo participou de diversos projetos, incluindo o Circuito das Praças. Participou duas vezes da Mostra de Música do Serviço Social do Comércio (Sesc), tendo músicas de autoria de Rudá e Uaná gravadas, além de integrar, no ano de 2013, o projeto “Quintas Aumentadas”, junto com os outros artistas paraibanos, com o intuito de reforçar e fortalecer a cena musical do Estado”, comentou Uaná Barreto.

O chefe do setor de eventos, Rivaldo Dias, disse ainda que o projeto da Semana do Músico é mais um mecanismo que vem a reforçar e estimular o aprendizado e a renovação do cenário musical paraibano.

Segunda atração – A partir das 20h sobe no palco do anfiteatro a banda “Berimbaobad Brasil“, em que reúne artistas da música paraibana que se uniram para realizar um projeto comum, tocando as mais diversas raízes populares, com referências da música indígena, africana e latino-americana.

“As nossas apresentações da estação são sempre muito calorosas e muito bacanas, porque temos uma interação com o público e somos bem recepcionados, então isso já intensifica a apresentação e a empolgação das pessoas”, comentou o percussionista, Vant Vaz.

No repertório desta apresentação a banda tocará composições dos músicos: Adeildo Vieira, Erivan Araújo, do pernambucano Zé Manoel, além das cantoras Gláucia Lima e Soraia Bandeira, com material sonoro do Coletivo Tribo Éthnos que possuem elementos regionais (coco, ciranda, maracatu). Suas influências transbordam traços da cultura africana, afro-brasileira, indígena e contemporânea que somadas formam um corpo sonoro intitulado de “Música do Mundo”.

O projeto é desdobramento da grande aventura iniciada no Senegal e Gâmbia pelo Coletivo Tribo Éthnos, o músico Adeildo Vieira e outros artistas paraibanos, juntamente com Patrice Gomis & Peace Orchestra (Ziguinchor), durante dois meses do início de 2012. Estabelecendo uma ponte cultural entre Brasil e Senegal, o projeto foi batizado como Berimbaobab, fundindo elementos musicais das duas culturas. No ano seguinte, o intercâmbio possibilitou a ida da cantora Gláucia Lima, que cumpriu uma agenda de shows com o grupo Toll Bi. Em seguida, os paraibanos ainda receberam os artistas Ìdòwú Akínrúli (Nigéria) e Patrice Gomis (França/Senegal). Em 2014, o grupo de afro-jazz, Toll Bi, veio à João Pessoa, onde realizou uma extensa agenda de shows.

Fazem parte da banda os seguintes integrantes: Adeildo Vieira (Voz, Percussão e Violão), Erivan Araújo (Voz, Guitarra e Violão), Jorge Negão (Contrabaixo), Dennis Bulhões (Bateria, Percuteria), Uaná Barreto (Teclados), Rudá Barreto (Guitarra), Izzah Ribeiro (Voz), Vant Vaz (Voz, Dança e Percussão), Gláucia Lima (Voz e percussão) e Soraia Bandeira (Voz).

Sobre o projeto Semana do Músico – Tem a proposta de promover a música paraibana por meio do intercâmbio realizado entre os grupos e artistas de outros estados e países com os grupos locais. Esta interação se dá na realização de oficinas, workshops e shows com ênfase na linguagem instrumental.

Confira abaixo a programação completa da semana do músico 2015:

Terça-feira (17)

Grupo Pôr do Som, às 18h30;

BerimBaobab Brasil, às 20h;

Quarta-feira (18)

Fábio Torres, às 18h30;

Manu Lima e Sensualidade Nagô, às 20h;

Quinta-feira (19)

Grupo Combo Jazz, às 18h30

Trio Paraíba Sim Senhor, às 20h;

Sexta-feira (20)

Michele Morena, às 18h30;

Wister Galvão , às 20h;

Sábado (21)

Poty Lucena Trio, ás 18h30

Grupo Tocaia, às 19h

Domingo (22)

Sexteto Tabajara, às 17h30;

Banda 5 de Agosto e Polyana Resende e Potizinho Lucena/PB, às 18h30.

SERVIÇO:

6ª edição da Semana do Músico

Início: terça-feira (17) até o domingo (22)

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fones: 3214.8270 ou 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

Com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo