GERAL

Estação Cabo Branco figura entre os mais importantes espaços científicos do Brasil

 Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes - Foto: Sérgio Ricardo/DiarioPB
Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Foto: Sérgio Ricardo/DiarioPB

Nesta segunda-feira (18), data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes se consolida entre os mais importantes espaços científicos do Brasil. Pela segunda vez, a Estação está inserida no Guia dos Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015, uma publicação da Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciência (ABCMC).

 

O guia contém informações sobre os 268 espaços científicos e culturais brasileiros. São museus, jardins, planetários, zoológicos, aquários, unidades móveis de ciência e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia de norte a sul do País.

 

“Nós que fazemos a Estação Cabo Branco nos sentimos orgulhosos de saber que somos ponte entre a educação, a cultura e a ciência de João Pessoa”, disse a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, que considera o guia é um importante instrumento de divulgação para a construção da cultura científica. “Além de ser um instrumento importante para a divulgação, em especial as escolas, é uma oportunidade fascinante para conhecer mais a ciência, se divertir com ela, ter a curiosidade estimulada, aprender e criar”, acrescentou.
“É uma experiência nova. Nunca vim aqui com meus filhos. Estou achando interessante, porque é uma aprendizagem a mais. O local é muito bom e as pessoas que te recebem também”, disse a Elizangela Rodrigues, 34 anos, mãe de Rodrigo e Tatiana Rodrigues.
Na parte destinada a Ciência o visitante pode aprender de forma interativa sobre robótica, astronomia e conceitos básicos de física e química, além de ter a oportunidade de observar os astros e estrelas de nosso Sistema Solar. No local o público vai encontrar o Planetário, em formato de abóboda, que permite a visualização de mais de 100.000 estrelas. No equipamento inflável, o público encontra uma esfera celeste em todo o seu esplendor, em seu interior são projetadas estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas-cadentes, além do sol e da lua. Os visitantes podem ver ainda eclipses, as estações do ano e outros fenômenos astronômicos.
O equipamento está instalado na sala de convenções do prédio administrativo e tem capacidade máxima de 15 pessoas por sessão, com duração de 22 minutos. A entrada é aberta ao público de terça a sexta-feira, com sessões nos horários: 9h30, 10h30, 11h, 14h, 15h e 16h. Nos sábados, domingos e feriados o planetário exibe sessões nos horários: 10h30, 11h30, 14h, 15h, 16h, 17h.
“É muito legal. Ainda não tinha vindo aqui e participado de uma atividade como essa. Pretendo voltar com meus amigos e participar de outras coisas”, comentou a estudante, Maria Milena da Silva, 14 anos, da Escola – Educandário Coração de Jesus, do Recife (PE).
Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo