GERAL

Estação Cabo Branco figura entre os mais importantes espaços científicos do Brasil

 Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes - Foto: Sérgio Ricardo/DiarioPB
Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Foto: Sérgio Ricardo/DiarioPB

Nesta segunda-feira (18), data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes se consolida entre os mais importantes espaços científicos do Brasil. Pela segunda vez, a Estação está inserida no Guia dos Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015, uma publicação da Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciência (ABCMC).

 

O guia contém informações sobre os 268 espaços científicos e culturais brasileiros. São museus, jardins, planetários, zoológicos, aquários, unidades móveis de ciência e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia de norte a sul do País.

 

“Nós que fazemos a Estação Cabo Branco nos sentimos orgulhosos de saber que somos ponte entre a educação, a cultura e a ciência de João Pessoa”, disse a diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, que considera o guia é um importante instrumento de divulgação para a construção da cultura científica. “Além de ser um instrumento importante para a divulgação, em especial as escolas, é uma oportunidade fascinante para conhecer mais a ciência, se divertir com ela, ter a curiosidade estimulada, aprender e criar”, acrescentou.
“É uma experiência nova. Nunca vim aqui com meus filhos. Estou achando interessante, porque é uma aprendizagem a mais. O local é muito bom e as pessoas que te recebem também”, disse a Elizangela Rodrigues, 34 anos, mãe de Rodrigo e Tatiana Rodrigues.
Na parte destinada a Ciência o visitante pode aprender de forma interativa sobre robótica, astronomia e conceitos básicos de física e química, além de ter a oportunidade de observar os astros e estrelas de nosso Sistema Solar. No local o público vai encontrar o Planetário, em formato de abóboda, que permite a visualização de mais de 100.000 estrelas. No equipamento inflável, o público encontra uma esfera celeste em todo o seu esplendor, em seu interior são projetadas estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas-cadentes, além do sol e da lua. Os visitantes podem ver ainda eclipses, as estações do ano e outros fenômenos astronômicos.
O equipamento está instalado na sala de convenções do prédio administrativo e tem capacidade máxima de 15 pessoas por sessão, com duração de 22 minutos. A entrada é aberta ao público de terça a sexta-feira, com sessões nos horários: 9h30, 10h30, 11h, 14h, 15h e 16h. Nos sábados, domingos e feriados o planetário exibe sessões nos horários: 10h30, 11h30, 14h, 15h, 16h, 17h.
“É muito legal. Ainda não tinha vindo aqui e participado de uma atividade como essa. Pretendo voltar com meus amigos e participar de outras coisas”, comentou a estudante, Maria Milena da Silva, 14 anos, da Escola – Educandário Coração de Jesus, do Recife (PE).
Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo