GERAL

Especial Forró Pé de Serra na Rádio Diário-PB

forro-1065x710O Forró pé de serra, também conhecido como forró ou forró tradicional, é uma expressão usada para designar o grupo de gêneros musicais originários da festa do forró, os quais são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon(sanfona), zabumba e triângulo.

Gêneros musicais nomeados assim, xote, arrasta-pé, baião, xaxado,forró (gênero musical), rojão. Alguns desses gêneros como maracatu, coco, frevo são nomeados assim, quando executados por grupos musicais de forró (pé de serra).
História: No tempo de seu Januário (pai de Gonzaga) faziam-se muitas festas no Araripe, que é uma região montanhosa. Daí a expressão ‘forró no pé da serra’, que hoje chamam ‘forró pé de serra’.

Expressão era usada por Luiz Gonzaga para se referir ao seu local de infância e juventude, Exu/PE, que fica no pé da Serra do Araripe, também se referia as músicas relacionadas aos forrós desse local.[3] Ela está em músicas de sua discografia, o “chamego” “Pé de Serra” de 1942, o xote “No meu pé de serra” de 1946, o arrasta-pé “Alegria de Pé de Serra” de 1978.

Por causa do surgimento do movimento musical do forró eletrônico, a partir dos anos 90, expressão forró pé de serra passou a ser usada amplamente, também criou-se a expressão, forró tradicional para diferenciar o movimento recente do anterior.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo