Espaço HQ de março traz segunda edição do ‘Estrogênio na Gibiteca’ e discute atuação das quadrinistas paraibanas

Espaço HQA edição de março do projeto Espaço HQ da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) começa nesta quarta-feira (16) com a segunda edição do encontro só para mulheres intitulado “Estrogênio na Gibiteca”. A ação integra a programação do Mês da Mulher. No sábado (19) acontece mais uma tarde de atividades na Gibiteca Henfil, com Feira de Quadrinhos, jogo Quadrinhos e Ação e, finalizando o dia, um bate-papo com as quadrinistas paraibanas Rejane Alves, Paloma Diniz e Mariana Sales. Elas discutirão o tema “Quadrinistas paraibanas, quem são e onde estão?”.

Além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, o encontro deste mês tem como objetivo apresentar as quadrinistas paraibanas ao público, além de fornecer um ambiente de interação para mulheres com interesse comum em cultura pop. A ideia é manter sempre ativo o espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais. Todas as atividades acontecem dentro ou em frente à Gibiteca Henfil, no submezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Estrogênio na Gibiteca – Atividade voltada para mulheres interessadas em fazer ou consumir quadrinhos, videogame, animação, ficção especulativa, RPG, entre outros. Trata-se de um espaço aberto para interação e trocas que geralmente não acontecem em outros ambientes, em geral, onde há predominância de público masculino.

Feira de Quadrinhos – Nove mesas disponíveis para vender quadrinhos autorais, exemplares da própria coleção e outros itens relacionados, como estatuetas, camisas, adesivos; dando-se preferência à venda de HQs próprias. Não é necessário pagar nenhuma taxa e será feita uma seleção caso o número de inscrições exceda a disponibilidade de mesas. Local: em frente à Gibiteca Henfil (submezanino 2)

Quadrinhos e Ação – Semelhante ao jogo “Imagem & Ação”, as adivinhações indicadas aos participantes deverão ser descritas na forma de histórias em quadrinhos. Serão formados grupos de acordo com a quantidade de pessoas presentes. Local: em frente à Gibiteca Henfil (submezanino 2)

Rejane Alves – Uma das primeiras quadrinistas do Estado, Rejane Alves publicou seus quadrinhos durante a adolescência nos suplementos de quadrinhos dos jornais paraibanos que surgiram durante a década de 70, “O Norte em quadrinhos” e “O Pirralho”. Entre os seus trabalhos que foram publicados está a história da preparação da nadadora paraibana Kay France para atravessar o Canal da Mancha, além de “Homodiscos”, “Paulito” e “Betica e Joquita”.

Paloma Diniz – Desenhista de formação clássica, trabalhou como arte finalista para o mercado internacional de quadrinhos, atualmente trabalha como ilustradora para o mercado nacional, na produção independente de HQs. Formada em Licenciatura em Artes (UFPB, 2007) ensina técnicas de desenho e narrativa gráfica para HQs na VERT Oficina das Artes. É membro do Grupo de Pesquisa de Quadrinhos (PPGC/UFPB) e diretora da Associação Cultural Marca de Fantasia, ambos sob a coordenação e presidência do professor Henrique Magalhães.

Mariana Sales – Ilustradora e artista visual, estudante de Letras (UFCG), é apaixonada por Literatura e busca retratar o diálogo existente entre ela e as Artes Visuais em seus trabalhos. É dona da página Marionete, onde posta ilustrações, pinturas e desenhos em quadrinhos. Participou de vários projetos como quadrinista, Zine XXX (2013) e Mulheres nos Quadrinhos (2014) e também de diversas exposições coletivas como artista visual, Festival Mundo (2013), Grito Rock (2014) e Pequenos Formatos (2014). Em maio de 2014 fez sua primeira exposição individual, “O coração de Mariana”, série de dez autorretratos, que aconteceu no Teatro Severino Cabral, na cidade de Campina Grande.

Espaço HQ – Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ vem realizando regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda mensal da Funesc. A temporada de 2016 tem início em março e se estende até dezembro, com uma nova edição a cada dois meses.

Serviço: Espaço HQ de março

16/03 – Quarta-feira

19h30: Estrogênio na Gibiteca

19/03 – Sábado

14h às 18h: Feira de Quadrinhos

14h: Quadrinhos e Ação

16h: Bate-papo: “Quadrinistas paraibanas, quem são e onde estão?”, com Rejane Alves, Paloma Diniz e Mariana Sales.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo