Escurinho, Meiofree e DJ Kylt encerram noite alternativa no Centro Histórico

EscurinhoO cantor e percussionista Escurinho puxa o caldeirão rítmico temperado por rock, eletrônico e regionalismo das atrações deste domingo (3) de Festa das Neves, última noite do Palco Alternativo, na Praça Antenor Navarro. O show, gratuito, vai ser aberto pela banda Meiofree, às 19h, e encerrado pela DJ Kylt.

Intérprete performático, Escurinho vai apresentar músicas dos dois últimos álbuns, “Ciranda de Maluco”, que ainda vai sair, e “O Princípio Básico”, de 2013. “O novo CD tem uma pegada mais pop e com acento percussivo maior em relação ao anterior”, diz.

Versátil, Escurinho faz uma poesia urbana de caráter social, com fusão de ritmos que vão do xote ao reggae e experimentalismo do rock, forró, baião, caboclinho, boi de reizado, ritmos afros e tribais, maracatu e coco de embolada.

Escurinho – Pernambucano de Serra Talhada, o compositor, cantor e percussionista Jonas Neto, o Escurinho, tanto atua na frente como atrás dos palcos, compondo trilhas. A formação musical vem do pai, que se apresentava em festas do interior do Nordeste.

Na década de 70, fundou em Catolé do Rocha, junto com Chico César e outros amigos, o grupo musical Ferradura. Uma década depois, já em João Pessoa, participou do Jaguaribe Carne com Paulo Ró e Pedro Osmar. Nesse período, trabalhou como percussionista em várias bandas de baile e gravou discos como convidado.

Foi premiado em 1992 pela bela trilha do espetáculo “Vau da Sarapalha”, no XIII Festival Nacional de Teatro em São Paulo. Três anos depois, montou o show experimental “Labacé”, com parceria do guitarrista Alex Madureira, e saiu em turnê pelo Nordeste.

Em 2003, Escurinho lançou “Malocage”, com boa aceitação de público e crítica, e saiu em turnê pelo Rio, São Paulo, Espanha, Bélgica, Suíça e Itália, acompanhando de Chico César. Em 2013, lançou o terceiro CD, “O Princípio Básico”.

“Ciranda de Maluco”, que tem lançamento previsto para dezembro, tem parcerias de Lucy Alves, Azeitona do Trombone, Xisto Medeiros e Jr. Espínola. A batida percussiva tão característica deste trabalho é assinada pelo próprio Escurinho, além de Chico Lino e Jairo Gomes.

DJ Kylt – Colecionadora de discos de vinil, pesquisadora e entusiasta da vida noturna, a DJ despertou cedo para a música eletrônica underground e experimental. Começou a carreira em João Pessoa, adotando o codinome Kylt em referência aos saiões escoceses que usava no começo de carreira.

Toca há nove anos e é DJ residente da festa Summertime, no Centro Histórico. Busca trazer para a pista de dança a riqueza da musicalidade tropical acrescida de beats eletrônicos que imprime nas pick-ups, enriquecida do gingado percussivo latino e africano.

Meiofree – A banda de rock pessoense descende da antiga Projeto 50. “É um estilo baseado nocrossover, com fusão de rock, funk, reggae, samba e jazz baseada nas influências de Jorge Ben, Nirvana e Jimi Hendrix, no surf-reggae do Sublime, na poesia nordestina e no groove de Luiz Gonzaga e do Mundo Livre, de Chico Science e de Nação Zumbi”, enumera o vocalista Pedro Faissal.

Formada por Pedro Faissal (também na guitarra), Gabriel Araújo (baixo e efeitos), Felipe Lins (guitarra) e Flávio Boy (bateria e backing vocals), o Meiofree se prepara para trabalhar no seu quarto álbum.

Em 2009, a banda lançou o seu primeiro disco independente, o “Globalizado Só os Tênis”. Em 2012, já em formato power trio, gravou o segundo trabalho, o “Peso de Menino e Jeito de Homem”, conquistando a semifinal do concurso “Vem pro Novo” da Caixa Econômica Federal.

Em 2013, depois de um ano em São Paulo, o grupo lança o seu terceiro trabalho independente, “Pessoa Minha”, e o clipe da música “Mundial” na MTV. Dividiu palco com nomes como Lobão, Cidade Negra, Ana Carolina, Zeca Balero e Biquíni Cavadão.

Palco alternativo (Pça. Antenor Navarro):

03/08 (domingo):

19h – Banda Meio Free

20h – Escurinho

21h – DJ Kylt

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo