TECNOLOGIA

Entenda o que é keylogger e saiba como proteger suas informações

Keylogger, em uma tradução literal do inglês, significa registrador de teclas. E é exatamente isso que esse tipo de programa faz: registra todas as teclas que você aperta em algum dispositivo, seja um smartphone, um tablet, um computador ou até mesmo uma Smart TV.

Esse tipo de programa é frequentemente usado por criminosos virtuais que desejam roubar dados das pessoas. Sabendo o que elas digitam, é possível capturar senhas, dados bancários, endereços, números de cartões de crédito e muitas outras coisas confidenciais.

Como se proteger dos ataques de keyloggers

Não é tão difícil se proteger desses ataques de criminosos virtuais. Em suma, manter em funcionamento um bom antivírus e tomar muito cuidado na internet já evita a maioria dos casos de ataques em seus dispositivos. Porém, algumas outras dicas são valiosas para se proteger:

• Não acessar sites suspeitos
• Não abrir e-mails spam e, principalmente, nunca clicar em nenhum link contido neles
• Nunca baixar programas piratas da internet, buscando uma solução milagrosa
• Manter o seu sistema operacional sempre atualizado
• Usar o teclado virtual para digitar informações sensíveis, como senhas bancárias e número do cartão de crédito

Como você percebeu, são basicamente os mesmos cuidados que se deve tomar com qualquer coisa na internet, mas nesse caso o prejuízo causado pelo descuido pode ser muito maior.

Os usos do Keylogger

Além dos hackers e criminosos, muitas pessoas fazem uso do keylogger para fins mais inocentes, por falta de conhecimento. É comum encontrar pessoas que tentam utilizar esse método para espionar alguém na internet, como por exemplo, pessoas que acham que estão sendo traídas ou donos de negócios que querem saber o que os funcionários estão fazendo nos aparelhos da empresa.

Porém, por ser um tipo de aplicativo muito usado para fins maliciosos, as pessoas que usam para esses outros métodos estão constantemente correndo riscos até de serem presas, por pura falta de pesquisa e conhecimento sobre o assunto, pois hoje em dia é muito mais fácil obter essas informações e por métodos totalmente dentro da lei: é o caso dos aplicativos espiões.

Os aplicativos espiões

Os app espião são alternativas totalmente legais para o uso de keyloggers, caso alguém deseje saber algo sobre alguém através do celular ou do computador dela. A partir do momento em que estes apps são instalados no aparelho de uma pessoa, eles ficam escondidos e passam a enviar um monitoramento completo de tudo o que a pessoa faz para quem o instalou.

Para os fins não maliciosos, os apps de espionagem são muito mais eficazes do que os keyloggers, pois fazem um monitoramento completo: desde a localização do aparelho da pessoa, até as fotos que ela tirou e as mensagens que ela troca no Whatsapp, ou seja, não apenas as teclas que ela digita.

Além disso, os aplicativos espiões são muito fáceis de usar, e não exigem conhecimentos avançados em programação e informática, como é o caso dos keyloggers. Qualquer pessoa que contratar o serviço de espionagem de algum desses apps conseguirá realizar o monitoramento sem maiores dificuldades e não correrá o risco de parar na cadeia.

Sérgio Ricardo

Sérgio Ricardo é fotojornalista, fundador e desenvolvedor do Portal DiárioPB, Rádio DiarioPB, A Nata do Rock, editor, programador e diretor da DSCOM Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo