JUSTIÇA

Entenda motivos citados por Moraes para prender Cid novamente

Tenente-coronel bolsonarista foi preso por divulgar acusações contra a PF e o STF, descumprir o dever do sigilo da delação premiada e obstruir a Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (22). A decisão foi tomada após um depoimento que durou cerca de uma hora, conduzido pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Moraes.

Os motivos citados por Moraes para a prisão de Cid foram apurados pelo jornalista Valdo Cruz, da GloboNews, e destacam três pontos principais:

  1. Divulgação de acusações contra a Polícia Federal e o STF: O áudio vazado do tenente-coronel bolsonarista pela revista Veja continha acusações contra a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal.
  2. Descumprimento do dever de sigilo da delação premiada: Cid teria comentado no áudio temas relacionados à sua delação premiada, violando assim o dever de manter em sigilo as informações pertinentes ao acordo de colaboração.
  3. Obstrução à Justiça: O terceiro motivo apontado para a prisão de Cid foi a acusação de obstrução à Justiça, sugerindo que o ex-ajudante teria criado embaraços às investigações criminais em curso.

A prisão de Mauro Cid ocorreu após uma matéria da revista Veja revelar áudios nos quais o militar critica a atuação do magistrado e da Polícia Federal. Cid foi convocado para prestar depoimento após a publicação desses áudios, e a prisão foi determinada após o término do mesmo.

É importante ressaltar que Mauro Cid fechou um acordo de colaboração premiada após ter sido preso no âmbito do inquérito que investiga fraudes em certificados de vacinação contra a COVID-19. Além deste caso, Cid colaborou com as investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o alto escalão do governo Bolsonaro. >>> LEIA TAMBÉM: Cid desmaia e precisa de socorristas após descobrir que foi preso novamente

Após a divulgação da matéria, a defesa de Mauro Cid não negou a autenticidade dos áudios, justificando que as falas representavam um desabafo diante do momento difícil e da angústia pessoal, familiar e profissional resultantes das investigações em curso.

Cid foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames após ser comunicado de sua prisão.

Com Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo