JUSTIÇA

Embaixador húngaro fica em silêncio e Itamaraty suspeita de plano com defesa de Bolsonaro

O embaixador da Hungria em Brasília, Miklos Halmai, encontrou-se com representantes do governo brasileiro nesta segunda-feira (25) após ter sido convocado para prestar esclarecimentos sobre o abrigo concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro na sede da embaixada em fevereiro. No entanto, Halmai permaneceu em silêncio durante a reunião no Itamaraty, mantendo um contato constante com Budapeste, informa o colunista Jamil Chade, do UOL.

Segundo o jornalista, a reunião entre Halmai e Maria Luisa Escorel, chefe do departamento da Europa no Ministério das Relações Exteriores brasileiro, durou apenas 20 minutos. A atitude reservada do embaixador húngaro gerou suspeitas no Itamaraty, levantando a possibilidade de que o silêncio tenha sido combinado em conluio com a defesa do ex-presidente Bolsonaro.

A convocação de Halmai pelo governo brasileiro evidencia a insatisfação oficial com a conduta da Hungria em relação ao episódio. Vale apontar que a convocação de um embaixador tem como objetivo não apenas pedir esclarecimentos, mas também enviar uma mensagem clara de desaprovação em relação a ações de um governo estrangeiro.

Nos bastidores, a diplomacia brasileira expressa crescente impaciência com o comportamento do embaixador húngaro, especialmente diante da revelação de que Bolsonaro buscou refúgio na embaixada da Hungria em Brasília poucos dias após ter seu passaporte retido pela Polícia Federal.

Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo