CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunas da Rede Municipal de João Pessoa conquistam 2º lugar na Competição Brasileira de Robótica

As alunas da Escola Municipal Ativa Integral Augusto dos Anjos conquistaram o 2º lugar na modalidade OnStage (dança com robô) na Competição Brasileira de Robótica (CBR), que aconteceu no Centro de Convenções, em Salvador, na Bahia, nos dias 7 a 12 de outubro.

As alunas Nicolly Benedita da Silva Morales e Anna Julya Araújo de Oliveira, de 10 anos, da equipe ‘Anjos’ da Augusto dos Anjos, projetaram o robô Zeus para que pudesse simular uma dança com a Mulher Maravilha. Após uma apresentação de Nicolly sobre como o robô foi construído, o material utilizado, a aluna Anna Julya teve dois minutos para a dança.

“A minha sensação foi de me sentir muito honrada. Uma amiga minha me disse que era para eu voltar honrando o nome da nossa escola e nós conseguimos fazer isso. Estou muito orgulhosa. A Anna Julya foi maravilhosa na apresentação dela. Agora é se preparar para o próximo ano”, celebrou com muita felicidade Nicolly Benedita.

Quem também não escondeu a alegria e o orgulho do esforço das alunas foi a professora Thayná de Sousa Simões. “Isso é um marco na nossa história. Foi nossa primeira vez numa competição nacional. A conquista do segundo lugar foi vitoriosa para nós. Pudemos contar com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação. Quando vimos o resultado foi um mix de sensações porque a gente não tinha certeza se daria certo. Quando vimos o resultado, as alunas ficaram em choque e depois que caiu a ficha começaram a chorar”, disse.

Os alunos da Escola Municipal Frei Afonso, equipe FarLab, receberam uma premiação extra de melhor equipe ‘Maker’, nível 1. A equipe ficou em primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que aconteceu em João Pessoa. A expectativa dos alunos Luiz Felipe, Matheus Cândido e Lucas Cândido, juntamente com o professor Rodrigo Lira de Albuquerque era o de conquistar o título também na etapa nacional.

“Infelizmente o nosso robô quebrou dois sensores e não deu tempo consertar 100%. Mesmo diante dos problemas os meninos conseguiram resolver e continuaram competindo, mas não com o mesmo nível que estava a competição. Mas, mesmo assim, a gente ainda alcançou o prêmio Maker que é uma das premiações da OBR, já que eles fizeram um robô totalmente Maker. Parabéns a todos eles”, comemorou com orgulho o professor.

A mostra – Dezesseis equipes da Rede Municipal de Ensino participaram da Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Mostra Nacional de Robótica (MNR). No dia 10 de dezembro será divulgado a relação das equipes que apresentaram os melhores projetos e que serão contempladas com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Estamos muito felizes com o resultado. Foram meses de trabalho e preparação das equipes. Estamos a cada ano com um número crescente de participantes no Estado e tudo isso é fruto de um trabalho sério e comprometido com a popularização da Ciência e tecnologia através da Robótica”, ressaltou Fagner Ribeiro, representante da OBR na Paraíba.

O diretor de Formação, Programação e Robótica da Secretaria de Educação e Cultura da Capital, Elisson Dutra, falou da transformação que o ensino da robótica proporciona em toda a rede de ensino. “Competimos com os 27 estados da federação, com as capitais e vários municípios. É uma competição nacional onde estavam os melhores e a gente era um deles. A robótica na rede municipal de ensino está mudando a realidade dessas crianças e adolescentes. Está abrindo um mundo de oportunidades para eles, para que desenvolvam habilidades altamente necessárias para a vida cotidiana e para o futuro deles”, completou o diretor.

DiárioPB com Ascom

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo