GERAL

Em pleno relaxamento da quarentena, Portugal volta a registrar 300 casos de coronavírus por dia

Lisboa observa o ressurgimento de novos casos de coronavírus nos últimos dias. Para tentar lutar contra o avanço da doença, as autoridades decidiram determinar novas medidas de circulação na capital.

Marie-Line Darcy, correspondente da RFI em Lisboa

Desde 10 de junho – feriado da festa nacional de Portugal – até este domingo (14), a prefeitura de Lisboa está impondo novamente restrições para saídas. No sábado (13), dia em que os lisboetas celebram a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, a população teve que permanecer em casa.

Reabertura do Isolamento Social em Portugal em risco

Normalmente, nesta época do ano, os moradores da capital invadem as ruas para comer sardinhas grelhadas, dançar e cantar. Na madrugada do 12 de junho, um grande desfile popular é realizado pelos moradores dos diferentes bairros. E no dia da Festa de Santo Antônio, 13 de junho, um grande casamento coletivo é organizado sob a proteção do padroeiro.

No entanto, neste ano, devido ao ressurgimento do coronavírus em Lisboa, nada disso pode ser festejado. Os bares e restaurantes fecharam mais cedo. As decorações de ruas foram proibidas. Cerca de mil policiais foram mobilizados para que a população respeitasse as restrições.

300 novos casos por dia

Portugal vem registrando cerca de 300 novos casos de coronavírus por dia. Na Europa, é o segundo país depois da Suécia a confrontar essa situação. A terceira fase do relaxamento da quarentena teve que ser adiada na capital e no Vale do Tejo.

As autoridades portuguesas estão preocupadas e chegaram a criar uma comissão especial para gerenciar o ressurgimento da doença Lisboa, aumentando o número de testes de detecção da Covid-19.

Depois de uma clara diminuição em maio, as internações começam a aumentar. A maior parte dos novos casos de Covid-19 – entre 80% e 90% – ficam na região da capital. Focos foram registrados em usinas, depósitos e empresas de construção.

Desde o início do relaxamento da quarentena, em maio, a circulação entre as periferias e o centro de Lisboa foi retomada com intensidade. Nos transportes públicos lotados é impossível respeitar as regras de distanciamento físico.

Aposta no turismo para relançar economia

O governo tenta evitar o tom alarmista e adota um discurso de prudência. Mas o aumento do número de casos é constrangedor, sobretudo em um momento em que o país aposta no turismo, motor da economia portuguesa.

Assim, o discurso de volta à normalidade deixou de ser utilizado nos últimos dias. Portugal entrou na pandemia com um mês de atraso em relação aos outros países europeus e deve demorar a sair da crise sanitária, em um contexto volátil de um coronavírus que continua a circular.

O país registrou até o momento mais de 36 mil casos confirmados, além de 1.512 mortes.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo