GERAL

Em cerimônia quase sem surpresas, “A Forma da Água” é o campeão do Oscar

A Forma da Água é o campeão do OscarCom quatro estatuetas, entre elas as de melhor filme e direção, para o mexicano Guillermo Del Toro, “A Forma da Água” foi o grande campeão da 90ª edição do Oscar, em cerimônia realizada na noite deste domingo no Teatro Dolby, em Los Angeles.

“Há poucas semanas, Steven Spielberg me disse que, se eu finalmente subisse ao palco para receber este prêmio, deveria lembrar que sou parte do nosso legado, do nosso mundo de cineastas, e que me sentisse orgulhoso por isso. Estou muito orgulhoso e quero dedicar isto a todos os jovens cineastas”, comentou Del Toro.

O diretor se tornou o terceiro mexicano a levar a estatueta de melhor direção para casa, após Alfonso Cuarón (“Gravidade”) e Alejandro González Iñárritu (“Birdman” e “O Regresso”).

Não houve surpresas nos prêmios de interpretação. Gary Oldman ganhou como melhor ator por “O Destino de Uma Nação”; a favoritíssima Frances McDormand como melhor atriz por “Três Anúncios Para Um Crime”; Sam Rockwell como melhor ator coadjuvante pelo mesmo filme; e Allison Janney como melhor atriz coadjuvante por “Eu, Tonya”.

Del Toro também competia na categoria de melhor roteiro original, mas a estatueta ficou com Jordan Peele, que escreveu e dirigiu “Corra!”. Peele se tornou o negro a ganhar o Oscar nessa categoria.

Outro prêmio marcante foi o de melhor filme estrangeiro, para “Uma Mulher Fantástica”, do diretor chileno Sebastián Lelio e protagonizado pela atriz transexual Daniela Vega.

“Isto é um presente incrível”, disse Lelio sobre o palco, onde também agradeceu a Vega por ser “a inspiração deste filme”, uma dedicatória que foi recebida com aplausos pelo público.

O filme de Lelio era a segunda produção chilena da história a conseguir uma indicação, depois de “No” (2012), de Pablo Larraín, e o primeiro a levar o prêmio.

Outro grande vencedor da noite foi “Dunkirk”, do britânico Christopher Nolan, com três prêmios, todos técnicos: melhor som, melhor edição de som e melhor montagem.

Vários filmes conseguiram vencer em duas categorias: “O Destino de Uma Nação”, “Viva: A Vida é uma Festa”, “Corra!” e “Três Anúncios Para Um Crime”.

“Viva”, o filme da Pixar sobre o tradicional Dia dos Mortos mexicano, ganhou como a melhor animação e pela melhor canção original, “Remember Me”.

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, ídolo do Los Angeles Lakers, adicionou à estante de troféus uma estatueta dourada pela vitória na categoria de melhor documentário de animação, por “Dear Basketball”.

Além disso, James Ivory, que completará 90 anos em junho, bateu o recorde de artista masculino mais idoso a conseguir uma estatueta, neste caso o de melhor roteiro adaptado, por “Me Chame Pelo Seu Nome”.

O britânico Roger Deakins, com “Blade Runner 2049”, finalmente recebeu o devido reconhecimento com o prêmio de melhor fotografia, após 14 indicações.

Antonio Martín Guirado

EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo