Egito barra embaixador brasileiro por política externa ideológica de Bolsonaro

Aloysio Nunes FerreiraO Brasil já começa a sofrer reações da comunidade internacional pela decisão do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSC), de mudar a sede da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém.

Nesta segunda-feira, 5, às vésperas de desembarcar no Cairo para visita oficial, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, foi informado que o governo do Egito cancelou o compromisso por causa da decisão de Bolsonaro. Como relata a jornalista Denise Chrispim Marin, a decisão chegou a Brasília acompanhada de desculpa corriqueira na diplomacia: problemas de agenda, mas o governo entendeu o recado.

A visita de Aloysio Nunes, seria entre os dias 8 e 11 de novembro ao seu contraparte, Sameh Shoukry, e ao presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi. Adiamento também afeta vinte empresários brasileiros que já se encontram no Egito, onde participariam de rodadas de negócios, mas que precisarão retornar.

Abandono da posição de equilíbrio mantida por décadas pela diplomacia brasileira em relação ao conflito entre israelenses e palestino provocou a reação de países árabes, quinto destino das exportações brasileiras, que apoiam a Palestina e deixaram clara sua discordância com a medida.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo