GERAL

Editora UFPB expõe, vende e lança livros na Bienal Internacional do Rio

XVIII BienalA Editora da Universidade Federal da Paraíba (EU/UFPB) está participando da ”XVIII Bienal Internacional do Livro Rio”, no estande coletivo da Associação Brasileira de Editoras Universitárias. O evento acontece até o dia 10 deste mês, no Riocentro, Rio de Janeiro.

A Editora UFPB, além dos 30 títulos e 280 exemplares enviados para exposição e vendas no evento, realizou o lançamento de cinco livros no último fim de semana.

Neste ano, a Editora lançou, na coleção Nordestina, o título “Margarida, margaridas: Memória de Margarida Maria Alves (1933-1983) através das práticas educativas das Margaridas”, escrito por Ana Paula Romão de Souza Ferreira. Pelas lentes da memória coletiva, a autora, sem se deter apenas no episódio sangrento do assassinato de Margarida Maria Alves, traça, em semblante inteiro, suas feições de mulher, camponesa, sindicalista, militante, feminista ao seu modo e senhora de um profundo sentimento religioso e de justiça.

Outros títulos lançados foram “Na memória da tradição: fontes de informação em literatura de cordel” e “Faces da Violência de Gênero na região do Vale do Mamanguape”. “Na memória da tradição” foi escrito por Maria Elizabeth B. C. de Albuquerque, Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Izabel França de Lima, Eveline Filgueiras Gonçalves, Fabiana da Silva França e Sale Mário Gaudêncio. Fundamenta-se em levantamento que identificou 150 poetas populares brasileiros, considerando a preservação e disseminação de conteúdos informacionais sobre vida e obra desses poetas, e assenta-se na perspectiva de não permitir cair no esquecimento, sobretudo no que concerne a recuperação e disponibilização de informações sobre poetas populares brasileiros e suas obras.

Já o livro “Faces da Violência de Gênero na região do Vale do Mamanguape” foi organizado por Gislaine da Nóbrega Chaves, Iolanda Carvalho de Oliveira, Lígia Luís de Freitas e Edna Maria Lopes da Silva. Apresenta aspectos da multiplicidade cultural inerente àquela região, refletida na diversidade de sujeitos, objetos, problemas e abordagens acerca das relações de gênero e da violência de gênero em diversos espaços educativos.

Por fim, também foram lançados os títulos: “A economia política do Governo Obama” e “Propriedade Intelectual: inovação tecnológica e saúde”. “A economia política do Governo Obama” foi organizado por Reginaldo Carmello Correa de Moraes e Henrique Zeferino de Menezes. Destrincha parte das políticas adotadas pelos Estados Unidos em diversas áreas, com o objetivo de discutir os resultados produzidos sobre a economia norte-americana, a regulação econômica mundial e sobre os parceiros (e adversários) comerciais dos EUA.

“Propriedade Intelectual: inovação tecnológica e saúde” foi organizado por Henrique Zeferino de Menezes. Reúne artigos de pesquisadores e professores do Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça e aborda a complexa relação entre a proteção à propriedade intelectual, a produção de estímulos à inovação tecnológica e o acesso à saúde e medicamentos.

O evento

A “Bienal do Livro Rio” é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família.

Para mais informações, basta acessar o site https://www.bienaldolivro.com.br/(link is external) ou entrar em contato pelo telefone (83) 3216-7147.

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo