JOÃO PESSOA

Eclipse poderá ser visto por telescópios nesta terça na orla da Capital

Nesta terça-feira, 16 de Julho, ocorrerá um Eclipse Parcial da Lua que poderá ser visto no início da noite em todo o Estado. Em João Pessoa, a Associação Paraibana de Astronomia e o Mag Shopping prepararam um evento para que os pessoenses contemplem esse espetáculo celeste. Telescópios serão disponibilizados na Praça de Alimentação do Shopping para que o público observe o eclipse em detalhes. O evento será iniciado às 17h desta terça (16) é gratuito e aberto para todas as idades.

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois. Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol. Este eclipse do dia 16 será parcial porque o alinhamento entre eles não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.

Jejum de eclipses

Após o eclipse dessa terça, aqueles gostam de acompanhar os fenômenos celestes entrarão em um longo jejum de eclipses. Este será o último eclipse de 2019, e 2020 será um ano sem eclipses para a Paraíba. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de Novembro de 2021 e será um eclipse parcial da Lua.

Com informações da APA

Mostrar mais

DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
PUBLICIDADE