INTERNACIONAL

Dilma Rousseff deve se encontrar com Vladimir Putin nesta quarta-feira (26)

Em nota, o Novo Banco de Desenvolvimento informou que objetivo da reunião é verificar as opiniões de ambos os países membros sobre o papel do NDB na próxima Cúpula do BRICS, que será sediada na África do Sul em agosto de 2023.

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (26). O encontro faz parte da “Segunda Cúpula Rússia-África – Fórum Econômico e Humanitário”, que acontece em São Petersburgo, na Rússia.

Em nota, o banco informou que objetivo da reunião é verificar as opiniões de ambos os países membros sobre o papel do NDB na próxima Cúpula do Brics, que será sediada na África do Sul em agosto de 2023.

O NDB também informou que não considera novos projetos na Rússia, pois, opera de acordo com as restrições impostas nos mercados financeiros e de capitais. Dilma disse na plataforma de mensagens X, anteriormente conhecida como Twitter, que quaisquer especulações sobre a discussão de novas operações do banco na Rússia eram “infundadas”.

Durante a Cúpula, Dilma será oradora na Sessão Plenária do Fórum, dirigindo-se a uma audiência de Chefes de Estado e outras autoridades de países africanos

Encontro do Brics

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que Putin não vai participar de cúpula dos Brics, de agosto. O grupo visa negociar tratados de comércio e cooperação com o objetivo em aumentar seu crescimento econômico.

“Por acordo mútuo, o presidente Vladimir Putin da Federação Russa não participará da cúpula, mas a Federação Russa será representada pelo ministro das Relações Exteriores, o senhor (Sergei) Lavrov”, disse Vincent Magwenya, porta-voz do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, em um comunicado.

Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiram em março mandados de prisão ao presidente russo. A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que ele é responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia – o conflitob completou um ano em 24 de fevereiro.

Brics

Fundado em 2006, o bloco de países emergentes era, inicialmente, formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, o agrupamento econômico incluiu a África do Sul e passou a se chamar Brics, com o acréscimo do “S”, inicial do nome do país em inglês (South Africa).

DiárioPB com g1 MUNDO

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo