SAÚDE

Diário Oficial: hospitais da Paraíba perdem selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União publicou a desabilitação de hospitais da Paraíba da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovida em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

O Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa; o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Lastro; a Unidade Mista de Saúde João Moisés de Sousa, em Nova Olinda; e a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Guarabira perderam o selo IHAC.

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Secretaria de Saúde

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os serviços de obstetrícia e pediatria do Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa foram transferidos para o Hospital Infantil Doutor Antônio de Pádua Gadelha, tornando, assim, o hospital citado torna-se passível de desabilitação da iniciativa.

A secretaria afirmou ainda que já esperava a desabilitação mesmo que a unidade tenha retomado a prestação do serviço em dezembro de 2016 e alegou que um novo processo de inscrição na IHAC está em fase de execução.

Guarabira

A secretaria de Saúde de Guarabira informou que a Maternidade Nossa Senhora da Luz encerrou as atividades desde 2012. Além disso, o hospital era privado, mas fazia atendimento pelo SUS.

Lastro e Nova Olinda

A redação continua tentando contato com as prefeituras.

Redação com Governo Federal

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo