SAÚDE

Diário Oficial: hospitais da Paraíba perdem selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União publicou a desabilitação de hospitais da Paraíba da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovida em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

O Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa; o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Lastro; a Unidade Mista de Saúde João Moisés de Sousa, em Nova Olinda; e a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Guarabira perderam o selo IHAC.

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Secretaria de Saúde

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os serviços de obstetrícia e pediatria do Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa foram transferidos para o Hospital Infantil Doutor Antônio de Pádua Gadelha, tornando, assim, o hospital citado torna-se passível de desabilitação da iniciativa.

A secretaria afirmou ainda que já esperava a desabilitação mesmo que a unidade tenha retomado a prestação do serviço em dezembro de 2016 e alegou que um novo processo de inscrição na IHAC está em fase de execução.

Guarabira

A secretaria de Saúde de Guarabira informou que a Maternidade Nossa Senhora da Luz encerrou as atividades desde 2012. Além disso, o hospital era privado, mas fazia atendimento pelo SUS.

Lastro e Nova Olinda

A redação continua tentando contato com as prefeituras.

Redação com Governo Federal

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo