GERAL

Dia estadual contra uso de agrotóxicos é comemorado com feira no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa

feira agrotoxicoCerca de 120 famílias de 50 assentamentos da reforma agrária, na Paraíba, estarão realizando nesta quinta-feira (19), a partir das 8h, uma feira agroecológica, no Ponte de Cem Réis, centro da capital, em comemoração ao Dia Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxico. A data foi instituída pela lei 9.781/2012, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio, e tem como objetivo alertar a população sobre os risco dos agrotóxicos.

A feita será realizadas com 90 barracas, que estarão expondo e vendendo uma grande variedade de produtos da agricultura familiar. “Esse é o terceiro ano que lembramos a população sobre a importância de uma alimentação saudável. Na ultima edição, os trabalhadores venderam várias toneladas de legumes, verduras, raízes, entre outros, além de frutas e produtos beneficiados como bolo, beiju, queijos e sucos”, relatou o parlamentar.
Segundo dados da Associação Brasileira de Agroecologia, que tem a campanha “Agrotóxico mata”, o Brasil é o campeão mundial no consumo de agrotóxicos, há anos. Em média, cada pessoa ingere 5,2 litros de veneno por ano, de acordo com dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Conselho Nacional de Saúde Alimentar e Nutricional e a Fundação Osvaldo Cruz.
“Muitas das doenças modernas, como os vários tipos de cânceres, distúrbios do sistema digestivo e assim por diante, os agrotóxicos são os maiores responsáveis. Ainda temos a contaminação do solo, dos animais, lençóis freáticos e do próprio ser humano, que manipula esse tipo de veneno”, explicou Frei Anastácio.
O deputado também explicou que a escolha do dia 19 de março, é muito representativo para os agricultores, por se tratar do dia de São José. “O dia 19 tem grande simbolismo para o povo do campo. Se chover nessa data, é sinal que a safra do ano será boa”, ressaltou o parlamentar.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo