GERAL

Dezenas de países boicotam inauguração de embaixada dos EUA em Jerusalém

EMBAIXADADezenas de países, entre eles muitos europeus, não marcarão presença neste domingo em um evento do Ministério das Relações Exteriores de Israel, que contará com a participação do titular desta pasta e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, para celebrar a inauguração da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, que acontece amanhã.

No evento, programado para a tarde de hoje na sede do ministério israelense, ao qual devem comparecer cerca de mil pessoas, participarão as máximas autoridades israelenses assim como a delegação americana que chegou ao país para a inauguração, que inclui Ivanka Trump, filha e assessora do presidente Donald Trump, e seu marido e também assessor presidencial, Jared Kushner.

Entre os 86 embaixadores e encarregados de negócios convidados para a cerimônia, 40 confirmaram presença, mas a maioria dos representantes dos países europeus não assistirão ao evento por não concordarem com a mudança da máxima representação diplomática dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém, por romper com o consenso da comunidade internacional.

Entre os países que não comparecerão ao evento estão Espanha, Reino Unido, França e Itália. No entanto, outros países do Velho Continente confirmaram a presença de seus representantes, entre eles Romênia, Hungria, Áustria e República Tcheca, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores israelense.

De acordo com a emissora de notícias israelense “Channel 10”, as autoridades tchecas, húngaras e romenas bloquearam um comunicado conjunto da União Europeia (UE) que criticava a mudança da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém.

Ontem à noite, a delegação da UE em Israel comunicou através do Twitter que “seus Estados-membros seguirão respeitando o consenso internacional sobre Jerusalém”, assim como a resolução 478 do Conselho de Segurança da ONU de 1980, na qual1 ficou decidido que os Estados-membros deveriam retirar suas embaixadas da Cidade Sagrada em rejeição à anexação unilateral de Jerusalém Oriental por Israel.

Entre os que participarão do evento de hoje estará também a ministra de Relações Exteriores da Guatemala, Sandra Jovel, que chegou ao país para inaugurar na próxima quarta-feira a embaixada de seu país em Jerusalém, seguindo os passos de Washington.

Também participam do evento os representantes de outros países latino-americanos como República Dominicana, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Paraguai.

Agência EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo