GERAL

Deputados pedem que Zuckerberg reconsidere recusa ao Parlamento britânico

Mark Zuckerberg Delivers Keynote Address At Facebook F8 ConferenceOs deputados britânicos deram ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, um prazo de 12 dias, até 9 de abril, para que reconsidere a recusa de falar diante do Parlamento do Reino Unido sobre o vazamento de dados da rede social.

No último dia 20, o Comitê Parlamentar de Digital, Cultura, Veículos de Imprensa e Esportes convidou o executivo da rede social para que explicasse pessoalmente o suposto uso de dados de milhões de usuários para favorecer a campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a campanha do Brexit no Reino Unido.

Em carta ao presidente dessa comissão, Damian Collins, a responsável de Relações Públicas do Facebook, Rebecca Stimson, indicou que outro representante da empresa falaria à Câmara dos Comuns no lugar de Zuckerberg.

O encarregado da tarefa deve ser chefe de produtos do Facebook, Chris Cox, alternativa que foi aceita por Collins, que propõe como data o dia 24 de abril.

No entanto, o presidente do Comitê acrescentou na resposta que, “dada a gravidade destes assuntos, ainda considera que Mark Zuckerberg é a pessoa adequada para falar”.

“Parece que (Zuckerberg) agiu com base nessa premissa a respeito de comparecer ao Congresso (dos Estados Unidos) e agora requeremos confirmação sobre se poderá tomar a mesma decisão conosco”, detalhou.

Collins insistiu que o responsável da rede social é “a pessoa adequada” para testemunhar, como parte de uma investigação aberta em novembro do ano passado sobre a propagação de notícias falsas, e pediu uma resposta antes do dia 9 de abril.

O escândalo consiste no vazamento de dados de 50 milhões de usuários do Facebook à empresa britânica Cambridge Analytica, o que supostamente influenciou na vitória do republicano Donald Trump nas eleições americanas de 2016 e no triunfo da campanha a favor do Brexit no Reino Unido.

Agência EFE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo