BRASIL

Deputados criticam Bolsonaro por ironizar pacto pelo emprego

Proposta lançada pelo governador do Maranhão foi recebida com ironia por Jair Bolsonaro. Para deputados do PCdoB, reação do presidente reforça seu despreparo para comandar o país.

 

Um dia após receber a sugestão do governador do Maranhão, Flávio Dino, para construir um “Pacto Nacional pelo Emprego”, Jair Bolsonaro resolveu usar da ironia para tratar da proposta que tem o objetivo de amenizar os danos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

“Tem governador agora que quer que eu faça um pacto pelo emprego. Mas ele continua com o estado dele fechado“, disse o Bolsonaro durante conversa com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

No Twitter, Flávio Dino respondeu a Bolsonaro. “Considero que o desemprego não é assunto a ser tratado com ironias. Espero que o presidente da República leve a sério a urgência de ações efetivas. É impossível tratar do tema no “cercadinho” do Alvorada. Por isso, insisto na ideia do Pacto Nacional pelo Emprego“, rebateu o governador maranhense.

Para ele, além de “ironizar indevidamente o tema do desemprego”, Bolsonaro está desinformado sobre o Maranhão. “Estamos com praticamente 100% das atividades econômicas funcionando há muitas semanas“, destacou.

A postura de Bolsonaro também foi alvo de críticas de deputados do PCdoB. “É um preguiçoso, além de negligente e irresponsável. Por isso reage assim. Nem aí para trabalhar por emprego para a população”, pontuou o vice-líder da bancada, deputado Márcio Jerry (MA).

Para a deputada Jandira Feghali (RJ), Bolsonaro não é capaz de falar sobre a proposta de Dino, o que “demonstra mais um ponto fraco do presidente: não ter capacidade para gerar emprego”.

Na carta endereçada a Boslonaro, Dino sugere que o presidente convoque governadores, entidades empresariais e organizações de trabalhadores para buscar saídas para o desemprego que já afeta 12,9% dos brasileiros. Mais de 700 mil empresas fecharam até a primeira quinzena de junho, o que reforça a necessidade de um planejamento urgente para que o cenário não se agrave ainda mais.

Dino reforça ainda que o encontro seria de extrema importância para a “apresentação de propostas para proteção de pequenos e microempresários, assim como um plano de obras públicas, indispensável para recolocar o país no ritmo do crescimento”.

 Por: Christiane Peres

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo