GERAL

Democratas confirmam histórica candidatura de Hillary Clinton a presidente dos EUA

Em momento histórico na política da maior democracia do mundo, a ex-secretária de Estado e ex-senadora americana Hillary Clinton foi confirmada nesta terça (26) como a candidata do Partido Democrata a presidente dos Estados Unidos nas eleições deste ano.

A candidatura de Hillary veio com o apoio de quase 3 mil delegados democratas na convenção do partido, realizada na Filadélfia, na costa leste americana. Ela precisava dos votos de ao menos de 2.382 delegados. Agora, ela se prepara para disputar o cargo hoje ocupado pelo também democrata Barack Obama contra o polêmico empresário Donald Trump, escolhido como o candidato do Partido Republicano, nas eleições de 8 de novembro.

O concorrente de Hillary no partido, o senador Bernie Sanders, estava presente ao evento e recebeu votos de mais de 1.800 delegados. Ao fim do anúncio dos votos, num ato de forte simbolismo, Sanders assumiu o microfone para abrir mão publicamente de sua candidatura e possibilitar que Hillary fosse escolhida por aclamação. Foi provavelmente a tentativa mais forte de unir um ainda dividido Partido Democrata. Ontem, também na convenção,  ao pedir que seus apoiadores agora endossassem Hillary.

Mulher do ex-presidente Bill Clinton — que deve discursar na convenção democrata ainda esta noite — Hillary enfim conquistou a nomeação democrata depois de ter perdido para Obama nas prévias de 2008. Agora, pela primeira vez, um dos dois grandes partidos americanos terá uma mulher na disputa pelo cargo de presidente dos EUA.

Advogada, primeira-dama e política

Nascida no dia 26 de outubro de 1947 em uma família de classe média de Chicago, Hillary Diana Rodham Clinton é formada em Direito e teve uma carreira jurídica de sucesso antes de entrar para a política. Como jurista, ela se destacou em trabalhos acadêmicos e chegou a publicar artigos sobre direitos das crianças e políticas públicas sobre a infância em revistas especializadas respeitadas. Também trabalhou como advogada em escritórios famosos.

Hillary se casou em 1975 com Bill Clinton, que viria a ser seria eleito presidente dos Estados Unidos em 1993. Ela entrou de vez para a política com a eleição como senadora pelo Estado de Nova York, em 2001, ocupando o cargo até 2009. Naquele ano, foi nomeada por Obama como secretária de Estado, posição que ocupou até o começo de 2013.

Hillary e Bill são pais de Chelsea, de 36 anos, que hoje trabalha na Fundação Clinton e na Clinton Global Initiative, ONGs tocadas pelo pai. Mãe e filha discursam na quinta (28), encerrando a convenção democrata.

BBCBrasil

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo