GERAL

Decreto em Conde autoriza retomada das atividades em hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes

A Prefeitura de Conde, na região metropolitana de João Pessoa publicou, nesta quinta-feira (6), um decreto que autoriza o retorno das atividades no segmento da hotelaria, restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19.

O decreto autoriza também, com base em protocolos de segurança, as atividades em templos religiosos, salões de beleza e barbearias. A rede de hotéis e pousadas não pode ultrapassar os 70% de sua capacidade enquanto durar as determinações do decreto municipal.

O setor turístico é uma das principais atividades econômicas do município e é responsável, em períodos normais, por um fluxo de 8 mil veículos aos sábados e em torno de 10 mil aos domingos passam pela cidade.

Devido à flexibilização, a Prefeitura de Conde divulgou no próprio decreto o Protocolo de Medidas Preventivas para o Funcionamento do Setor Hoteleiro, com diversas orientações e determinações sobre práticas sanitárias.

A prefeita Márcia Lucena, explicou que a retomada das atividades ocorre após o monitoramento rigoroso e a decisão de flexibilização das atividades, quando em oportunidades anteriores chegou a adotar medidas mais rígidas, como implementação de barreiras de acesso. A retomada agora acontece com cautela e de forma responsável, após reuniões com os diversos segmentos.

“Após uma pactuação dos protocolos estamos autorizando a retomada das atividades em hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques. Os representantes aprovaram os protocolos apresentados e se comprometeram em colocá-los em prática para garantir a proteção do público que utiliza os serviços assim como os funcionários. É importante destacar que em todo esse período a gestão estabeleceu diálogo para ouvir os segmentos e construir esses protocolos com sugestões apresentadas à equipe técnica da Prefeitura”, enfatizou.

Sobre os protocolos

Entre as medidas, o decreto determina a aferição da temperatura dos hóspedes ao acessar os ambientes de hotéis e pousadas, uso de máscara e manter a distância de mais de 1,5 metro de outra pessoa e prioridade de atendimento a idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais para que permaneçam o menor tempo possível para reduzir a exposição desses clientes durante o atendimento.

No quesito de serviços, o decreto proíbe o formato self-service de restaurantes existentes nas dependências de hotéis e restaurantes e o uso de áreas em comum como salas de jogos, salão de eventos, de convivência e de TV, academia, sauna durante a pandemia, à exceção das piscinas.

O uso das piscinas pelos hóspedes será permitido, desde que haja um agendamento prévio ao estabelecimento para evitar aglomeração, desde que respeite o distanciamento de mesas e cadeiras, o distanciamento social em todos os espaços da área. Por outro lado, a área para brincadeira de crianças como brinquedoteca, playgrounds e similares deve permanecer fechada até posterior liberação.

Para evitar os riscos de contágio, após o check-in, os hóspedes devem ficar com as chaves durante a estadia até o check out. O decreto prevê também a obrigatoriedade de fornecimento de álcool 70% em locais estratégicos como entrada, lobby da recepção, balcão de recepção, banheiros e áreas sociais, restaurantes, acompanhados de informativos com orientações de higiene social para funcionários e hóspedes

O decreto também obriga os estabelecimentos a implantarem medidas preventivas e de cuidado para os funcionários, desde os responsáveis pelo atendimento direto como recepção, restaurante quanto os que farão a limpeza dos cômodos. Em caso de suspeita de sintomas da Covid-19 a orientação é pelo afastamento imediato do funcionário por, no mínimo, 14 dias.

Sobre as praias

A faixa de areia permanece fechada para o banho e os passeios turísticos não retornam nesta etapa. Esta é a quarta etapa do plano de flexibilização que a Prefeitura de Conde criou. O plano tem um cinco etapas. A última etapa determina a retomada as Academias, liberação das Praias e Espaços Públicos e deve ser reavaliado nos próximos 15 dias.

Clique aqui e acesse o decreto na íntegra.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo