‘De Repente no Espaço’ traz Luciano Leonel e Miro Pereira

De-repente-por-Thercles-Silva-1491_portalA cultura popular nordestina marca presença, nesta quarta-feira (6), em mais uma edição do projeto De Repente no Espaço, em João Pessoa. Os convidados do mês de junho são Luciano Leonel (PE) e Miro Pereira (RN), que prometem uma noite de improvisos e violadas. O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Luciano Leonel set 2016 1 portal 270×180 – ‘De Repente no Espaço’ traz Luciano Leonel e Miro PereiraLuciano Leonel – Pernambucano de Cachoeirinha (PE), em 1980, mas atualmente reside em Vertentes (PE). Começou a cantar aos 17 anos na cidade de Bonito, tendo como dupla o poeta já veterano Luiz Andrade. Com 17 anos de profissão já marcou presença em centenas de festivais e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste. Já participou de eventos em Caruaru (PE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Maceió (AL). Ao todo, foram quase 300 festivais sem contar com as edições do desafio nordestino de cantadores, o evento mais importante da cantoria nordestina. Tem CD e DVD gravado com Hipólito Moura e participações em mais de 30 DVDs de festivais. Também fez parte do projeto ‘Cordel nas escolas’, de 2009 a 2012, no qual lecionava literatura de cordel na rede municipal de Caruaru. Em 2012, participou de um encontro de cientistas em Búzios no Rio de Janeiro, onde se apresentou com o poeta Oliveira de Panelas.

Miro Pereira jan 2016 1 portal 270×180 – ‘De Repente no Espaço’ traz Luciano Leonel e Miro PereiraMiro Pereira – Potiguar nascido em Patu, já tem mais de 30 anos de estrada. Contabiliza em suas andanças mais de 300 participações em festivais. Também é conhecido por promover importantes eventos de cantoria em cidades do Rio Grande do Norte.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu cotidiano. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros estados da Região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Serviço

De Repente no Espaço
Convidados: Luciano Leonel (PE) e Miro Pereira (RN)

Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: quarta-feira, 6 de março

Hora: 19h
Local: Mezanino 2, Espaço Cultural José Lins do Rego
Entrada: gratuita
Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo