GERAL

Custo de vida em João Pessoa sobe 0,97% em janeiro, segundo pesquisa do Ideme

Custo de vida em João Pessoa sobeO Índice de Preços ao Consumidor da cidade de João Pessoa, mais conhecido como custo de vida, subiu em média 0,97% no mês de janeiro/2017 em relação a dezembro. Com isso, o acumulado nos últimos doze meses já é de 14,23%. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), nesse mesmo período de 2016, o aumento foi de 1,79% e o acumulado anual atingiu a 12,88%.

Segundo a pesquisa, dos sete grupos que compõem o estudo do custo de vida na Capital, cinco apresentaram acréscimos nos preços médios em produtos e serviços e dois sofreram quedas.

No grupo alimentação, houve um acréscimo de 1,86% no mês de janeiro/17 devido, principalmente, aos aumentos de preços ocorridos nos itens: sal e condimentos (7,62%), óleos e gorduras (7,07%), alimentação fora (6,31%), tubérculos e raízes leguminosas (4,81%), farinhas, féculas e massas (3,63%), bebidas não alcoólicas e infusões (2,65%), frutas (2,09%) e hortaliças e verduras (1,17%).

Já no grupo Serviços Pessoais, a alta nos preços médios foi de 2,63%, com destaques para os acréscimos de preços em itens como: recreação (5,88%), fumo e álcool (5,21%) e educação (1,29%). Em Artigos de Residência, o aumento de preços médios foi de 2,21% impulsionado pelos aumentos de preços médios verificadas nos itens: TV e som (8,19%), eletrodomésticos e equipamentos (5,44%), e artigos de cama, mesa e banho (5,32%). No grupo Saúde e Cuidados Pessoais, o aumento foi de 1,13% e na Habitação de 0,67%,

Quedas – De acordo com a pesquisa do Ideme, os grupos que apresentam quedas de preços médios de produtos e serviços foram Transporte e Comunicação (1,19%) e Vestuário (99%). Transporte foi influenciado pelos decréscimos de preços registrados no item veículo próprio (1,54%), entanto o grupo Vestuário foi pressionado pelo item roupa de mulher que caiu em média 3,76%. Para conferir mais detalhes do estudo do Ideme acesse: www.ideme.pb.gov.br

DIÁRIOPB com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo