CARNAVAL

Cultura Popular: Organização do Bloco Muriçocas do Miramar pede que paredões sejam desligados durante cortejos

Além dos grandes nomes da música brasileira e paraibana, como Fuba, Chico César, Juzé, Capilé, Madú Ayá e Rai Saia Rodada, que puxarão os trios elétricos nesta Quarta-feira de Fogo, dia 7, no desfile do bloco Muriçocas do Miramar, sete grupos de cultura popular e 11 orquestras de frevo também vão animar a concentração na Praça das Muriçocas e na Via Folia. Serão mais de 600 artistas que vão mostrar toda potência de nossa cultura e ancestralidade.

Há muito tempo, o bloco Muriçocas do Miramar, que deu início ao movimento Folia de Rua no ano de 1987, mostra força e compromisso com a cultura popular da Paraíba. ¨Precisamos manter, respeitar e valorizar essa gente que não deixa morrer as tradições, como as ala ursas, orquestras de frevo e grupos de maracatu. Por isso todos os anos fazemos questão de convidar esses artistas para nosso desfile¨, ressalta Mestre Fuba, fundador e puxador oficial das Muriçocas.

Os grupos iniciam as apresentações às 19h em vários pontos da concentração na Praça das Muriçocas e na Avenida Tito Silva. Às 19h30 começam os cortejos que vão descer a Avenida Epitácio Pessoa até o final da Via Folia. ¨É muito importante que o folião chegue cedo para prestigiar a beleza dessas apresentações. Também queremos pedir encarecidamente aos camarotes e carros que mantem paredões na Via Folia, que desliguem seus sons durante a passagem desses artistas. Precisamos respeitar e valorizar essas manifestações¨, afirmou Bob Záccara, diretor do bloco. Faixas de abre alas também serão usadas para pedir que os foliões que estejam na avenida, deem espaços para os cortejos.

Onze orquestras de frevo também estarão espalhadas por vários pontos da concentração e Via Folia nesta Quarta-feira de Fogo. O frevo é marca registrada do carnaval das Muriçocas e por isso a diretoria do bloco, vai mostrar todo potencial desse gênero musical. ¨Vamos manter a Via Folia com a animação das orquestras o tempo todo. Quem também preferir não descer a Epitácio, poderá ficar na Praça das Muriçocas curtindo o melhor do nosso frevo¨ afirma Bob Záccara. Ele informou ainda que duas orquestras conduzirão os estandartes que descerão a Via Folia, ¨As orquestras Splok e Picadinho vão animar o Cordão dos Estandartes, que conduzem as verdadeiras obras de artes, criadas a cada ano por grandes nomes das artes plásticas paraibanas. Nesse espaço tão simbólico, estarão também os diretores do bloco e foliões antigos, que nos acompanham nesses 38 desfiles¨ finalizou.

Confira a programação:

19h: As Calungas (1º quarteirão da Epitácio após Tito Silva)

19h: Baque Mulher (2º quarteirão da Epitácio após Tito Silva)

19h: Maracastelo (R. Joaquim Avundano)

19h: Maracatu Pé de Elefante (R. Nevinha Cavalcante)

19h: Quilombo Nagô (R. Nevinha Cavalcante)

19h30: Maracatu Baque Raiz (Praça das Muriçocas)

19h30: Urso Amigo Batucada (Praça das Muriçocas)

 

Orquestras de Frevo:

19h: Porta do Sol (Praça das Muriçocas)

20h: Paraíso Tropical (Av. Epitácio Pessoa – Palco perto da Localiza)

20h: Unidos do Frevo (Rua Hilda Coutinho Lucena)

20h: Comfussão (Praça João Batista de Mesquita)

20h: Máscara Negra (Rua Joaquim Avudano)

20h: Tropicaliente (Rua Nevinha Cavalcante)

20h30: Pingo D’água (Final da Epitácio – Calçadão do Busto de Tamandaré)

22h: Jampa Frevo (Final da Epitácio – Calçadão do Busto de Tamandaré)

21h: Splok e Picadinho (Cordão dos Estandartes)

21h30: Mestre Quimba (Praça das Muriçocas – após a saída dos estandartes)

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo